Conteúdo do artigo principal
Resumo
A hospitalização de uma criança pode ser uma das maiores fontes de ansiedade tanto para a própria criança, quanto para os familiares e profissionais de saúde. O Brinquedo Terapêutico Instrucional (BTI) tem como finalidade preparar a criança para a hospitalização, dramatizando a situação a ser vivenciada. A pesquisa tem como objetivo avaliar a eficácia do uso do BTI para o alívio de dor em crianças hospitalizadas, através da análise das manifestações demonstradas pela criança nos procedimentos dolorosos e como objetivos específicos, avaliar a dor apresentada pelas crianças durante a realização de procedimentos dolorosos, antes e após o uso do BTI e discutir o uso do BTI pela enfermagem, em crianças hospitalizadas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada em um hospital público de grande porte do município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. A amostra foi selecionada por conveniência e foram incluídas todas as crianças internadas no setor de pediatria e excluídas aquelas que estiverem fora da faixa etária de 2 a 10 anos. Os dados foram coletados por meio da observação da criança durante a realização dos procedimentos dolorosos (curativos e punções venosas) e foram avaliados de forma descritiva. Evidenciou-se uma redução da dor referida pelas crianças, obtendo uma redução da dor em 96,9% dos procedimentos realizados. Conclui-se que o BTI contribui na minimização do estresse decorrente do processo de hospitalização e proporciona um melhor relacionamento entre a equipe de saúde e a criança.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.