Main Article Content

Resumo

A hospitalização de uma criança pode ser uma das maiores fontes de ansiedade tanto para a própria criança, quanto para os familiares e profissionais de saúde. O Brinquedo Terapêutico Instrucional (BTI) tem como finalidade preparar a criança para a hospitalização, dramatizando a situação a ser vivenciada. A pesquisa tem como objetivo avaliar a eficácia do uso do BTI para o alívio de dor em crianças hospitalizadas, através da análise das manifestações demonstradas pela criança nos procedimentos dolorosos e como objetivos específicos, avaliar a dor apresentada pelas crianças durante a realização de procedimentos dolorosos, antes e após o uso do BTI e discutir o uso do BTI pela enfermagem, em crianças hospitalizadas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada em um hospital público de grande porte do município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. A amostra foi selecionada por conveniência e foram incluídas todas as crianças internadas no setor de pediatria e excluídas aquelas que estiverem fora da faixa etária de 2 a 10 anos. Os dados foram coletados por meio da observação da criança durante a realização dos procedimentos dolorosos (curativos e punções venosas) e foram avaliados de forma descritiva. Evidenciou-se uma redução da dor referida pelas crianças, obtendo uma redução da dor em 96,9% dos procedimentos realizados. Conclui-se que o BTI contribui na minimização do estresse decorrente do processo de hospitalização e proporciona um melhor relacionamento entre a equipe de saúde e a criança.

Palavras-chave

Jogos e brinquedos Criança hospitalizada Enfermagem Pediátrica

Article Details

Biografia do Autor

Thaís Aparecida de Castro Palermo, Institutos Superiores de Ensino CENSA

Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ (2014). Professora dos Institutos Superiores de Ensino CENSA. Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Volta Redonda (2006) e graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2009). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ (2011). Pós-graduada em Capacitação Profissional em Pesquisa Epidemiológica/Fiocruz (2012). Com experiência nas seguintes áreas: Docência, Estratégia de Saúde da Família, CTI, Pesquisa Epidemiológica, Enfermagem do Trabalho, Emergência Adulto e Pediátrica, Saúde Mental e Dependência Química.
Como Citar
Gomes, A. C. de A., Figueiredo Silva, A. T. M., dos Santos, C. M., & Palermo, T. A. de C. (2019). BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO ALÍVIO DA DOR EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS. Biológicas & Saúde, 9(29). https://doi.org/10.25242/886892920191717
Share |