Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta proposta de estudo pretende abordar o tema da desvalorização do trabalho docente. Nesse ínterim, busca-se entender como ocorreu a desvalorização da classe docente no Brasil e quais os principais fatores que contribuíram para esse processo. Com base nisso, os objetivos e interesses de pesquisa estão ligados à reflexão sobre a situação atual dos professores, considerando as tendências pedagógicas da educação brasileira, o contexto histórico e as mudanças sociais que causaram a transformação no trabalho docente e o desprestígio de sua imagem perante a sociedade. Historicamente, a educação é de fundamental importância para o desenvolvimento do homem e é vista, nos dias atuais, como principal via de acesso ao desenvolvimento socioeconômico de um país. A metodologia da pesquisa é do tipo exploratório e teórico bibliográfico. No decorrer da pesquisa verificar-se-á quais são os principais fatores que contribuíram para o processo de desvalorização da classe docente no Brasil, com ênfase à proletarização da profissão, à massificação da educação e à inserção das mulheres no quadro docente.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Referências
- APPLE, Michael W. Educação e Poder. São Paulo: Artmed, 2002.
- ______. Trabalho Docente e Textos: economia política das relações de classe e de gênero em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
- ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1996.
- _____. Filosofia da Educação. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2006.
- ARROYO, G. Miguel. Ofício de Mestre: Imagens e auto-imagens. 2 ed. Petropólis, RJ: Editora Vozes, 2000.
- DELORS, Jacques (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
- ENGUITA, Mariano Fernandes. A ambigüidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Revista Teoria & Educação. Porto Alegre, 1991, n° 4, p. 41-60.
- FREIRE, Paulo. Professora Sim Tia Não, cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997.
- GENTILI, Pablo. Desencanto e Utopia: A educação no labirinto dos novos tempos. Petrópolis: Vozes, 2008.
- LIBÂNEO, José Carlos. OLIVEIRA, João Ferreira de. TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
- LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. 22 ed. São Paulo: Loyola, 2008.
- ______. Pedagogia e Pedagogos, para quê?. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
- • MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1998.
- NÓVOA, António. O passado e o presente dos professores. In: ______ (Org.). Profissão Professor. Portugal: Porto Editora, 1995. p. 13-34.
- PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1986.
- ______. Gestão Democrática da Escola Pública. 3 ed. São Paulo: Ática, 2010.
- SACRISTÁN, Gimeno. Consciência e Ação Sobre a Prática como Libertação Profissional dos Professores. In NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. Portugal: Porto Editora, 1995. p. 63-92.
- SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Cortez, 1985.
- TARDIF Maurice.; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
- TOZONI-REIS, Marilia Freitas de Campos. Metodologia da Pesquisa. 2 ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2010.
Referências
APPLE, Michael W. Educação e Poder. São Paulo: Artmed, 2002.
______. Trabalho Docente e Textos: economia política das relações de classe e de gênero em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1996.
_____. Filosofia da Educação. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2006.
ARROYO, G. Miguel. Ofício de Mestre: Imagens e auto-imagens. 2 ed. Petropólis, RJ: Editora Vozes, 2000.
DELORS, Jacques (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
ENGUITA, Mariano Fernandes. A ambigüidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Revista Teoria & Educação. Porto Alegre, 1991, n° 4, p. 41-60.
FREIRE, Paulo. Professora Sim Tia Não, cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997.
GENTILI, Pablo. Desencanto e Utopia: A educação no labirinto dos novos tempos. Petrópolis: Vozes, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. OLIVEIRA, João Ferreira de. TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. 22 ed. São Paulo: Loyola, 2008.
______. Pedagogia e Pedagogos, para quê?. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
• MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1998.
NÓVOA, António. O passado e o presente dos professores. In: ______ (Org.). Profissão Professor. Portugal: Porto Editora, 1995. p. 13-34.
PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1986.
______. Gestão Democrática da Escola Pública. 3 ed. São Paulo: Ática, 2010.
SACRISTÁN, Gimeno. Consciência e Ação Sobre a Prática como Libertação Profissional dos Professores. In NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. Portugal: Porto Editora, 1995. p. 63-92.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Cortez, 1985.
TARDIF Maurice.; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
TOZONI-REIS, Marilia Freitas de Campos. Metodologia da Pesquisa. 2 ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2010.