Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o rendimento da extração de óleo de coco de C. nucifera L. por meio de dois métodos (artesanal e com solvente orgânico) e, comparar os óleos obtidos com o óleo comercial quanto à atividade antimicrobiana e índice de acidez. Os resultados desse estudo demonstraram que as extrações analisadas foram estatisticamente equivalentes, portanto, não é possível definir o método que proporciona maior rendimento médio na obtenção de óleo de coco. Em relação à atividade antimicrobiana, os óleos obtidos por solvente orgânico, método artesanal e prensagem a frio (óleo comercial) não foram capazes de inibir o crescimento dos microrganismos S. aureus, E. coli e C. albicans. Desta forma, os óleos analisados não apresentaram atividade antimicrobiana com relação aos microrganismos testados. O índice de acidez dos óleos de coco extraídos por solvente orgânico, por método artesanal e prensagem a frio demonstraram valores acima do permitido pela legislação vigente. Porém, esses valores podem estar relacionados não só com o método de extração, como também com a qualidade da matéria-prima utilizada e a conservação do produto.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.