Conteúdo do artigo principal
Resumo
Considerando que o ferro é um micronutriente essencial na fisiologia do organismo, o objetivo deste estudo foi avaliar os níveis de ferro sérico em assentados de Ituiutaba-MG, associado com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). O perfil socioeconômico, demográfico e epidemiológico foi avaliado em 143 assentados, sendo que destes somente 15 (10,5%) participaram da coleta de sangue. As amostras foram analisadas a partir de kit de diagnóstico, as medidas antropométricas foram aferidas e questionário semiestruturado aplicado. Os resultados revelaram maioria masculina (73,3%) e que declarou ter idade abaixo de 60 anos (80%), com baixa renda (66,7%) e baixa escolaridade (60%), não fumante (73,3%), não etilista (66,7%), sedentária (80%) e que tem alimentação saudável (86,7%). Além disso, apresentou majoritariamente IMC eutrófico (78,6%), circunferência da cintura ideal (60%), mas a relação cintura/quadril (RCQ) alterada (60%). Quanto às DCNT, 6,7% dos assentados declararam ter diabetes mellitus, 20% hipertensão arterial e 66,7% distúrbio neurológico, dos quais 33,3% deles apresentaram nível de ferro sérico acima do ideal. Apesar da minoria apresentar baixos níveis de ferro (6,7%), este parâmetro não foi correlacionado com os fatores de risco para DCNT. Os dados obtidos reforçam a efetividade de políticas públicas no meio rural que priorizem a educação preventiva em saúde.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.