Conteúdo do artigo principal

Resumo

Este estudo objetivou investigar como uma intervenção com treinamento mental (imaginação) afetaria o desempenho de jogadoras de voleibol amadoras em relação ao fundamento recepção de manchete. A investigação seguiu o delineamento quase-experimental com pré e pós-teste e um grupo controle. Os dados foram coletados de uma amostra de 20 atletas, jogadoras de vôlei, do sexo feminino, com idade entre 13 a 17 anos. A amostra foi dividida em dois grupos: Grupo Controle (GC), com 10 sujeitos que participaram apenas do teste de capacidade imaginativa e do escore de rendimento, e Grupo Experimental (GE), composto por 10 sujeitos, os quais participaram além dos mesmos testes do GC também do protocolo de treinamento mental. Para analisar os dados foi usado o teste de normalidade, Teste T pareado e não pareado. Os resultados demonstraram melhora estatisticamente significante do grupo experimental no desempenho da recepção na posição 6 após a intervenção do treinamento mental. Conclui-se que, o treinamento mental é um método eficiente para melhoria do desempenho na recepção do voleibol, e deve ser aplicada de maneira específica para cada situação.

Palavras-chave

Treinamento mental Aprendizagem motora Desempenho Esportivo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Manhães, F. S., dos Santos Jr, J. C. G., Peixoto, C. E. dos S., Arêas Neto, N. T., & Calomeni, M. R. (2019). O TREINAMENTO MENTAL MELHORA O DESEMPENHO DO FUNDAMENTO RECEPÇÃO DE ATLETAS FEMININAS DE VOLEIBOL. Biológicas ∓ aúde, 9(30). https://doi.org/10.25242/886893020191713