Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo foi verificar o nível de percepção subjetiva de discentes ingressantes e concluintes do curso de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto sobre a imagem corporal, massa corporal e percentual de gordura de mulheres adultas. Participaram do estudo 26 discentes, de ambos os sexos (25,0 ± 6,6 anos), matriculados no curso de Bacharelado em Educação Física; e dez voluntárias (23,5± 4,4 anos) não estudantes do curso de Educação Física. As dez voluntárias atuaram como modelos para obtenção de fotografias de corpo inteiro e tiveram medidas a massa corporal e o percentual de gordura estimado. Os discentes de Educação Física, a partir das fotografias das modelos, estimaram a imagem corporal, massa corporal e o percentual de gordura das voluntárias. Nossos resultados mostraram que discentes ingressantes e concluintes tiveram percepção semelhante entre eles sobre a imagem corporal, massa corporal e percentual de gordura, avaliados a partir das fotografias das modelos. Porém os valores de massa corporal medidos nas mesmas foram menores do que os indicados pelos discentes. Acredita-se que o processo de formação no curso de Educação Física por si só, não influencia na percepção da imagem corporal, massa corporal e percentual de gordura de mulheres adultas.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.