Conteúdo do artigo principal
Resumo
Embora os autores demonstrem que o uso do protetor bucal (PB) pode prevenir a ocorrência de traumas orofaciais durante a prática esportiva, a influência desse dispositivo no desempenho atlético foi pouco quantificada de forma sistemática por meio de metanálise. No entanto, pesquisas sobre desempenho atlético têm mostrado resultados controversos, em parte quando o sistema de energia utilizado não é considerado. Investigar o efeito agudo do uso de PB no desempenho atlético em testes que usam diferentes tipos de metabolismo energético (metabolismo anaeróbio e aeróbio). Uma busca estruturada foi realizada seguindo as diretrizes de Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analyzes (PRISMA) nas bases de dados Medline / PubMed e Web of Science, Scopus e Bireme / Lilacs / BVS até agosto de 2020. Quinze estudos publicados foram incluídos na meta-análise. Uma meta-análise final foi realizada usando o modelo de efeitos aleatórios e diferenças das médias (SMD). Isso revelou que o uso de PB teve efeitos benéficos em testes de desempenho anaeróbio (SMD, 0,45; intervalo de confiança (IC) de 95%, 0,05 a 0,86; p = 0,02). No entanto, o uso de MG não impactou os testes de desempenho aeróbio (SMD, -0,06; IC 95%, -0,56 a 0,44; p = 0,80). Os dados de análise de subgrupo revelaram que o uso dos dois tipos (3 e 5) de PBs para melhorar o desempenho anaeróbio (Análise geral: SMD, 0,38; IC de 95%, 0,01 a 0,75; p = 0,04). Conclui-se que os achados do presente estudo indicam que o uso do PB personalizado não prejudica a performance e fornece evidências para os profissionais do esporte defenderem o uso em atletas para evitar lesões. Além disso, o uso de PB (independentemente do tipo 3 ou 5) pode ajudar a melhorar a performance atlética em atividades que envolvam o metabolismo anaeróbico. Esses achados devem ser interpretados com cautela, pois a maioria dos estudos selecionados não apresentaram detalhes metodológicos importantes, como o cálculo amostral.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.