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Resumo

O presente estudo objetivou discutir a relevância da Ginástica Artística (G.A.) no âmbito escolar. Por meio de um breve estudo de revisão de literatura que delimitou-se a pesquisar o assunto nas duas últimas décadas foi possível constatar que a Ginástica Artística pode e deve ser utilizada como estratégia de trabalho nas aulas de Educação Física Escolar. O que a credencia para tal é a multiplicidade de experiências corporais extremamente importantes para o desenvolvimento global do indivíduo, especialmente de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, que são enfatizadas e trabalhadas em suas sessões.  Constatou-se que variáveis como: coordenação, rítmo, inteligência cinestésica-corporal, lateralidade, força, flexibilidade presentes na aprendizagem dos movimentos acrobáticos e pré-acrobáticos da G.A. contribuem positivamente para a aquisição de habilidades psicomotrizes, cognitivas e afetivas. Além disso, pôde-se verificar também que aspectos psicoemocionais como a superação do risco implícito na aprendizagem das acrobacias podem promover o resgate e o incremento da auto-confiança e da auto-estima de seus praticantes. Contudo, fatores como falta de qualificação, falta de material pedagógico, o mito da baixa estatura e desinformação por parte de gestores e coordenadores da área foram considerados os principais motivos para a exclusão da G.A. do contexto Escolar.

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Como Citar
Arêas Neto, N. T., Ferreira Junior, C., Alvarenga, J. P. P., & Viana, M. A. S. (2012). A GINÁSTICA ARTÍSTICA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Biológicas & Saúde, 2(5). https://doi.org/10.25242/8868252012224
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