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Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a importância do PEF no SUS, por meio do conhecimento dos profissionais das Equipes de Saúde da Família em 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Apucarana-PR. Trata-se de um estudo qualitativo transversal, retrato da realidade realizado por meio de questionário auto-respondido. Participaram da pesquisa 68 profissionais: 13 agentes comunitários de saúde (19%), 15 técnicos de enfermagem (22%), 13 dentistas (19%), 14 enfermeiras (20%) e 13 médicos (19%). Dos profissionais, 32 (47%) atuam há mais de 10 anos na ESF, 19 (27%) de 6 a 10 anos, 11 (16%) de 1 a 5 anos e 6 (9%) há menos de 1 ano. Cerca de 66 profissionais possuem conhecimento sobre o NASF e 62 profissionais sabem que o Profissional de Educação Física faz parte da equipe NASF. Por fim, 86% dos profissionais orientam os usuários a procurarem o Profissional de Educação Física e 100% acreditam que a prática de atividade física reduz o uso de intervenção farmacológica e evita doenças crônicas não transmissíveis. Conclui-se que os profissionais que integram as Equipes de Estratégia Saúde da Família do município de Apucarana / PR têm consciência de que o Profissional de Educação Física faz parte do NASF e conhecem os benefícios que ele proporciona ao sistema e aos usuários.

Palavras-chave

Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família; Unidade Básica de Saúde.

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Como Citar
Gonçalves, A. P. R. F., Vieira-Souza, L. M., & Silva, F. J. A. da. (2021). Physical education professional in basic health attention: the recognition from the family health team. Biológicas & Saúde, 11(36), 72-80. https://doi.org/10.25242/8868113620212263
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