Conteúdo do artigo principal
Resumo
Câncer colorretal, diverticulite e doença de Crohn são morbidades que requerem em alguns casos a necessidade como parte do tratamento a realização de uma colostomia, esta traz fins benéficos para a recuperação e aumenta a sobrevida do paciente. Ao realizar a colostomia, os indivíduos se deparam com uma nova realidade a ser vivida gerando alterações impactantes tanto em aspectos corporais quanto psíquicos. O presente trabalho teve como objetivo o levantamento sobre o impacto das ostomias na sexualidade de pacientes com ostomia intestinal. Para isto foi analisada a percepção do paciente ostomizado em relação à sexualidade, identificando fatores correlacionados à autoimagem e o impacto na sexualidade além de analisar as estratégias de enfrentamento diário ao uso de colostomia. Trata-se de um estudo de campo com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por indivíduos colostomizados, integrantes do Programa de Pessoas Ostomizadas, no município de Campos dos Goytacazes. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, e entrevista gravada. Para análise dos dados, foram utilizadas estatística descritiva e análise de conteúdo, segundo a concepção de Bardin. De acordo com os participantes da pesquisa em relação a percepção da sexualidade, 50% afirmaram que é necessário concentrar mente e corpo, enquanto 25% confirmaram estar seguros com a escolha sexual. Quanto a percepção da sexualidade antes da colostomia, 58,3% afirmaram estar satisfeitos. No que tange a percepção da sexualidade após a colostomia, 67,7% relataram dificuldades na adaptação, enquanto 16,7% responderam não ter dificuldades. Os participantes mencionaram algum tipo de alteração nos padrões da sua sexualidade após a intervenção cirúrgica para colocação da bolsa de colostomia. Conclui-se que a imagem corporal dos pacientes ostomizados apresentam impactos comprometedores na sexualidade, gerando consequências negativas vivenciadas por eles. Desta forma torna-se importante uma abordagem multiprofissional no momento que antecede a cirurgia, considerando impactos positivos no enfretamento ao uso da colostomia, autoestima, autoimagem e qualidade de vida.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.