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Resumo

Estudos ambientais mostram que as atividades desenvolvidas pelo homem têm contribuído para um enorme risco à saúde do ecossistema planetário com consequente aumento da temperatura para a Terra. Esta constatação faz crescer a necessidade de conhecimento e divulgação de ecossistemas regionais como a restinga, que no litoral norte do estado do Rio de Janeiro constitui um espaço pouco estudado. Neste sentido, ações de preservação e revitalização naturais são bem-vindas porque estão intimamente atreladas à sustentabilidade. Cientes de que só é possível preservar o que se conhece, o objetivo deste projeto foi o de propor ações de educação ambiental no contato direto com a natureza, utilizando trilha interpretativa. Além disso, buscou-se produzir e divulgar material sobre a interação homem-restinga com o emprego de vocabulário simples, linguagem direta e comunicativa, através de mídias sociais. As metodologias escolhidas para este projeto foram: observação participante empregada para o traçado e exploração da trilha e pesquisa-ação, utilizada para a construção de vídeos e sua publicação nas redes sociais, como Instagram e Facebook. Como resultados, este projeto realizou ações para auxiliar a integração da sede do Parque Estadual Lagoa do Açu (PELAG) à restinga nativa e a Lagoa do Açu com finalidade de educação ambiental além de propor o desenvolvimento de atividades educacionais desenvolvidas na Trilha da Praia localizada em Farol de São Thomé (RJ).

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Como Citar
Almeida, L. dos S., Carvalho, V. M. de, Nascimento, B. O. C. do, Manhães, M. da S., Júnior, A. P. P., Marques, B. de S., & Freire, M. das G. M. (2022). Preservando o verde: trilha interpretativa em restinga do norte fluminense. Biológicas & Saúde, 12(42), 20. https://doi.org/10.25242/8868124220222638
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