Main Article Content

Resumo

Para avaliar o efeito de extratos de plantas sobre o crescimento de Colletotrichum gloeosporioides, extratos etanólicos de sementes de pitomba, folhas de tanchagem, boldo e espada-de-são-jorge, foram obtidos e incorporados em meio contendo batata-dextrose-agar (BDA) nas concentrações de 1%, 5% e 10% (v/v). O crescimento micelial do fungo foi avaliado nesse meio. Os resultados demonstraram o efeito inibitório dos extratos de pitomba e tanchagem aumentam consideravelmente em concentrações maiores que 5% (v/v), levando a uma inibição quase total do fungo (90% e 100%, respectivamente). Em contraste, os extratos de boldo e espada-de-são-jorge, apresentaram baixo potencial inibitório mesmo na concentração de 10% (v/v) causando a redução de apenas 8% e 23%, respectivamente, no crescimento fúngico.

A atividade fungitóxica detectada nos extratos testados nesse trabalho evidencia o potencial uso dos mesmos como biopreservadores de frutos de mamão, prevenindo a contaminação e a consequente perda dos frutos no período pós-colheita.

Article Details

Como Citar
Siqueira, C. L., Moraes, T. de C., Barbedo Martins, J. A., & Freire, M. das G. M. (2011). CONTROLE DA ANTRACNOSE EM MAMÃO POR EXTRATOS VEGETAIS. Biológicas & Saúde, 1(1). https://doi.org/10.25242/8868112011517
Share |