Conteúdo do artigo principal
Resumo
O envelhecimento humano pode ser compreendido como um processo universal, dinâmico e irreversível que pode ser influenciado por fatores biológicos, sociais, psicológicos e ambientais. O nível da funcionalidade desses idosos para praticar essas atividades diárias, pode ser mantido, melhorado ou seu declínio minimizado realizando algum tipo de atividade física. Um grande número de idosos procuram a hidroginástica com intuito de ser manter mais ativos, e por ser uma atividade de fácil execução e principalmente por não ocorrer impacto as articulações durante a realização da atividade. Sendo assim, o estudo tem como objetivo principal verificar se idosos praticantes regulares de hidroginástica possuem maior capacidade funcional na realização das atividades de vida diária do que seus equivalentes de outras atividades físicas e não praticantes de atividade física. A amostra foi composta por 60 indivíduos (n=60), sendo 20 praticantes de hidroginástica, 20 praticantes de atividades físicas e 20 não praticantes de atividades físicas. O instrumento utilizado para pesquisa foi um questionário relacionado ao índex de Katz. E os resultados obtidos indicam que a hidroginástica, assim como a pratica de atividades físicas atuam de forma irrefutável no controle de declínio da capacidade funcional do idoso e assim na realização das atividades de vida diária.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.