Main Article Content

Resumo

A Síndrome de Burnout (SB) é uma resposta prolongada ao estresse crônico decorrente do meio laboral. A equipe de enfermagem é um grupo de profissionais vulnerável a essa patologia devido ao contato direto com outras pessoas e a função de ajuda que exerce, além de fatores intrínsecos ao próprio local de exercício profissional. O objetivo desse estudo foi investigar na literatura o que existe de publicação sobre a relação da SB e os profissionais de enfermagem que atuam diretamente na assistência. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo descritivo-exploratório e retrospectivo. Os dados foram obtidos através de bases de dados virtuais em saúde e anais de congresso sobre o tema. Observou-se que os enfermeiros que atuam na assistência independente se atuam em baixa, média ou alta complexidade estão sujeitos a desenvolver esse tipo de alteração psíquica. Com isso torna-se necessário maior investimento dos empregadores em medidas baseadas na prevenção da síndrome, visando à saúde mental e a qualidade de vida do trabalhador em enfermagem.

Article Details

Biografia do Autor

Rodrigo Cardoso da Silva

Enfermeiro, graduado pela Faculdade Alfredo Nasser, UNIFAN, Aparecida de Goiânia – GO, Brasil. Especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Instituto Consciência de Goiás, ICG, Goiânia – GO, Brasil. Docente do curso Técnico em Enfermagem da Escola de Técnico e Auxiliar de Enfermagem São Vicente de Paulo, SVP, Goiânia – GO, Brasil. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias da Avaliação, Diagnóstico e Intervenção de Enfermagem e Saúde, NUTADIES – FEN, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, Goiânia – GO, Brasil.

Emanuelle Crystinne Oliveira

Graduada em Enfermagem, especialista em Enfermagem do Trabalho.

Júlio César Coelho do Nascimento

Enfermeiro, graduado pela Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. Aparecida de Goiânia –GO, Brasil. Pós-graduando em Oncologia Clínica- Centro de Especialização em Enfermagem e Nutrição, CEEN/Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC – GO, Goiânia - GO, Brasil.

Isolina de Lourdes Rios Assis

Mestre em Enfermagem. Especialista em Planejamento e Sistema em Saúde. Graduada em Enfermagem e Obsterícia. Docente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e do Instituto Consciência – GO (ICG)
Como Citar
da Silva, R. C., Oliveira, E. C., Nascimento, J. C. C. do, & Assis, I. de L. R. (2015). SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM QUE ATUAM NA ASSISTÊNCIA. Biológicas & Saúde, 5(17). https://doi.org/10.25242/88685172015563
Share |