Main Article Content

Resumo

O Diabetes mellitus é uma doença que vem crescendo em amplo espectro, acarretando em sérias complicações como perda da visão, disfunções renais, amputações entre outras complicações, tanto em mulheres como em homens. É preciso conhecer a epidemiologia da doença para delimitar a população mais acometida e traçar metas elaborando intervenções mediante a necessidade de adaptação de cada indivíduo respeitando as peculiaridades de cada sexo. Objetivou-se com a presente pesquisa conhecer a prevalência do Diabetes mellitus segundo sexo e a relação com a busca pelos serviços de saúde por homens e mulheres a fim de sensibilizar os profissionais de saúde o quanto é importante estabelecer programas de atenção para o portador da doença. A prevalência na maior parte dos estudos analisados se constitui do sexo feminino, estes dados trazem consigo reflexões a cerca dos motivos que fazem da mulher a mais acometida pelo Diabetes mellitus. Vários fatores podem ser relacionados como o papel da mulher atrelada a ser cuidadora, a instabilidade hormonal no climatério, o da mulher buscar mais os serviços se saúde, logo é diagnosticada precocemente, além dos programas de saúde estarem mais voltadas a saúde da mulher o que facilita o acesso. É preciso despertar nos profissionais de saúde a necessidade de se trabalhar questões de gênero em saúde abrangendo as doenças crônicas não transmissíveis para que os pacientes tanto homem como mulher alcancem o melhor estado de saúde com uma assistência adequada e preventiva respeitando essas diferenças biológicas.

Article Details

Biografia do Autor

Edinalva Madalena Almeida Mota, Enfermeira na Prefeitura Municipal de Umuarama

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Paranaense (UNIPAR); Mestre em Promoção da Saúde- UNICESUMAR; Licenciatura pela UEM; Pós-graduada em Enfermagem Obstétrica; em Gestão em Saúde (UEM), em Educação em Saúde para Professor pela (UFPR), Vigilância Sanitária e Epidemiologia em Saúde (UNIPAR), Docência do Ensino Superior e Práticas Pedagógicas (UNIPAR).

Tatiana Longo

Graduada em Enfermagem/UNIPAR

Como Citar
Mota, E. M. A., & Longo, T. (2015). DIABETES MELLITUS TIPO II : ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM RELAÇÃO AO GÊNERO. Biológicas & Saúde, 5(16). https://doi.org/10.25242/88685162015569
Share |