Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Diabetes mellitus é uma doença que vem crescendo em amplo espectro, acarretando em sérias complicações como perda da visão, disfunções renais, amputações entre outras complicações, tanto em mulheres como em homens. É preciso conhecer a epidemiologia da doença para delimitar a população mais acometida e traçar metas elaborando intervenções mediante a necessidade de adaptação de cada indivíduo respeitando as peculiaridades de cada sexo. Objetivou-se com a presente pesquisa conhecer a prevalência do Diabetes mellitus segundo sexo e a relação com a busca pelos serviços de saúde por homens e mulheres a fim de sensibilizar os profissionais de saúde o quanto é importante estabelecer programas de atenção para o portador da doença. A prevalência na maior parte dos estudos analisados se constitui do sexo feminino, estes dados trazem consigo reflexões a cerca dos motivos que fazem da mulher a mais acometida pelo Diabetes mellitus. Vários fatores podem ser relacionados como o papel da mulher atrelada a ser cuidadora, a instabilidade hormonal no climatério, o da mulher buscar mais os serviços se saúde, logo é diagnosticada precocemente, além dos programas de saúde estarem mais voltadas a saúde da mulher o que facilita o acesso. É preciso despertar nos profissionais de saúde a necessidade de se trabalhar questões de gênero em saúde abrangendo as doenças crônicas não transmissíveis para que os pacientes tanto homem como mulher alcancem o melhor estado de saúde com uma assistência adequada e preventiva respeitando essas diferenças biológicas.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.