Main Article Content

Resumo

Diversos grupos se organizam com o intuito de compartilhar e utilizar os conhecimentos adquiridos sobre o uso de plantas medicinais. Muitas vezes estes usos não são respaldados por comprovações científicas. Órgãos como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), buscam normatizar e reduzir erros em relação ao uso de plantas medicinais. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo identificar as plantas medicinais utilizadas pelo grupo Medicina Alternativa, que atende a população da cidade de Juiz de Fora, MG, com base no uso do método da Biodigital e com a utilização de plantas medicinais, para posterior avaliação da segurança dos usos que têm sido feitos. Foi possível verificar que a maioria das espécies utilizadas são nativas de Mata Atlântica, e que apenas 32 das 105 espécies listadas, têm seus usos principais respaldados pela ANVISA RDC nº10. No entanto não foram encontrados em literatura científica nenhuma evidencia de possível toxidez para os usos não respaldados, o que pode diminuir o risco destes usos. A racionalização destes usos através de cursos de atualização e aperfeiçoamentos são recomendados, além de parcerias voluntarias de profissionais da saúde credenciados como farmacêutico e médicos com formações em plantas medicinais e que possam acompanhar o grupo com vista de potencializar as contribuições positivas em relação à saúde da população atendida. 

Article Details

Biografia do Autor

Felipe Angelo Oliveira, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora/ Sociedade Mineira de Cultura - PUC MG

Possui ensino-medio-segundo-graupela Prefeitura de Juiz de Fora(2008). Atualmente é Estagiário do FUNDAÇÃO MUSEU MARIANO PROCÓPIO e Professor da TUTORES EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Museologia.

Bruno Esteves Conde, Universidade Federal de Juiz de Fora

Biologo; Mestre e Doutorado em Ecologia Aplicada a Conservação da Biodiversidade: Laboratório de Etnobotânica - Departamento de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora

Fernando Teixeira Gomes, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora/ Sociedade Mineira de Cultura - PUC MG

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1995) e doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Presidente Antônio Carlos, professor adjunto do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

Amanda Surerus Fonseca, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora/ Sociedade Mineira de Cultura - PUC MG

Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora/ Sociedade Mineira de Cultura - PUC MG

Berenice Chiavegatto Campos, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora/ Sociedade Mineira de Cultura - PUC M

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004) e mestrado e doutorado em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical/ Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2005 e 2009). Atualmente é professora adjunta do Centro de Ensino Superior e Juiz de Fora, nas disciplinas Metodologia Científica, Geopaleontologia, Evolução, Biogeografia, Trabalho de Conclusão de Curso. Além de atuar como representante da Extensão no Núcleo Docente Estruturante do Curso de Ciências Biológicas e é Presidente e Representante Docente da Comissão Permanente de Avaliação do CES/JF. Tem experiência na área de Botânica (ênfase em Taxonomia de Melastomataceae), além de Filogenia, Biogeografia, Evolução, Geopalentologia e Metodologia Científica.
Como Citar
Oliveira, F. A., Conde, B. E., Gomes, F. T., Fonseca, A. S., & Campos, B. C. (2015). POTENCIAL DE CURA E SEGURANÇA DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DA BIODIGITAL COMO TRATAMENTO ALTERNATIVO NO GRUPO DE MEDICINA ALTERNATIVA EM JUIZ DE FORA, MG. Biológicas & Saúde, 5(17). https://doi.org/10.25242/88685172015634
Share |