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Resumo

Atualmente a dependência química corresponde a um fenômeno amplamente divulgado e discutido, o uso das drogas tornou-se algo descontrolado, um sério problema social e de saúde pública em nossa realidade. (PRATTA et al., 2009). O enfermeiro como cuidador e educador tem um papel essencial no fenômeno das drogas, no entanto, o ensino oferecido nos cursos de enfermagem sobre o uso e abuso de drogas não tem sido suficiente para suprir as reais necessidades que a temática vem impondo à sociedade nos últimos anos (CORDEIRO et al., 2008). O objetivo do trabalho é desvelar os significados de aprendizagem segundo a perspectiva de alunos do ensino superior em enfermagem, sobre o fenômeno da dependência química em seu processo de formação. Identificar os significados de aprendizagem dos graduandos de enfermagem sobre o fenômeno da dependência química durante a formação do ensino superior. Caracterizar os significados de aprendizagem sobre o fenômeno da dependência química durante a formação do ensino superior de enfermagem. Discutir o significado de aprendizagem frente o fenômeno da dependência química no processo de formação do ensino superior em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória a ser realizada em três Instituições de Ensino Superior de Campos dos Goytacazes, com 30 alunos, maiores de 18 anos, que estejam cursando o último período de enfermagem. A análise ocorrerá mediante as diretrizes de análise de conteúdo de Bardin, os dados serão coletados por meio de uma entrevista semi estruturada, gravada, com a seguinte pergunta: “Como você compreende seu processo de formação sobre o fenômeno da dependência química?”. Através da pesquisa se observará os resultados, enfatizando segundo critério de análise de significado.  Esta pesquisa se faz após discussão e reflexão importante para toda sociedade acadêmica, uma vez que, entende-se de grande valia para os cursos de graduação em enfermagem, destacando-se a assistência do enfermeiro ao usuário de álcool de drogas, tendo em vista que, o sofrimento psicológico no transtorno mental ligado a dependentes químicos, tem cada vez mais, se tornado um problema de saúde pública.

Palavras-chave: dependência química, enfermagem, formação, educação, saúde mental.

 

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Como Citar
R.S.P., O., C., M., & R.R., P. (2015). OS SIGNIFICADOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GENERALISTA SOBRE O FENÔMENO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA. Biológicas ∓ aúde, 5(18). https://doi.org/10.25242/88685182015800