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Resumo

Uma das atividades mais importantes do homem se constitui nos métodos de ensino-aprendizagem, que são formadas por experiências humanas formais (como a academia e seu conhecimento científico) e informais (vivências do cotidiano). O conhecimento que leva o processo de ensino-aprendizagem modifica-se constantemente de acordo com o âmbito social. No entanto, é importante que se construa estratégias didático pedagógicas de ensino para alcançar excelência no objetivo maior que é o ensino (REIS, 2010). Estudos demonstram que adolescentes no início da vida sexual ou por volta dos 20 anos de idade estão mais expostos ao contagio do HPV (Papiloma vírus humano), que é o principal causador do câncer de colo de útero (CIRINO, NICHIATA & BORGES, 2010). Neste sentido, torna-se importante que o ensino teórico-prático sobre o HPV, seja uma realidade na formação de discentes do curso de enfermagem, já que tal discussão acadêmica pode favorecer prevenção da doença e melhor promoção da saúde sobre a temática. Neste sentido, desenvolver material didático para ser utilizado como recurso didático deve ser estudado para possível utilização acadêmica. A avaliação das repercussões do manual da assistência sistematizada de enfermagemem Saúde Coletivacom ênfase no tema HPV e sua imunização e seu uso pelos acadêmicos, poderá contribuir na redução do tempo de adaptação no ETP para que seu ensino teórico prático possa trazer todos os benefícios tanto para o paciente quanto para o aluno. Sendo assim, o objetivo deste estudo será avaliar a repercussão do manual de assistência em enfermagem sistematizada em saúde coletiva sobre HPV e sua imunização como um instrumento didático em pré teste anterior a práticas educativas a serem realizadas com manual didático e em pós teste posterior a práticas educativas utilizadas por manual didático.A presente pesquisa é classificada em quase experimento e experimento respectivamente em cada uma dessas fases. Utilizou-se abordagem quantitativa das respostas fornecidas pelos alunos de graduação no que se refere ao conhecimento prévio e posterior à utilização de um manual de HPV e sua imunização. A coleta de dados será realizada por meio de um questionário baseado no Manual de HPV e sua imunização que será aplicado a 20 discentes no ETP da disciplina de estágio curricular em saúde coletiva. Existindo 10 alunos que realizarão o pré-teste antes do Ensino Teórico Prático e um pós-teste após a atividade, denominados grupo controle, Será constituído por 10 alunos e serão submetidos ao mesmo teste, no entanto, terão acesso ao Manual de Assistência Sistematizada de Enfermagemem Saúde Coletivasobre HPV e sua imunização após o pré-teste, todo elemento será encaminhado aleatoriamente para o grupo controle ou experimento. Após a realização do pré-teste e pós-teste pelos alunos as provas forem corrigidas e o valor de cada prova será transcrita e analisados segundo critério estatístico. Aos resultados espera-se realizar discussão e reflexão acadêmica sobre relevância da utilização do manual como ferramenta didática.

Palavra-chave: Papillomavirus humanos, Vacinas, Câncer Colo de útero, Educação em Saúde.

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Como Citar
N.C., R., & R.R., P. (2015). REPERCUSSÕES DE UM MATERIAL DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SISTEMATIZADA SOBRE A ARTICULAÇÃO TEORICO-PRÁTICA NO ENSINO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA: O HPV E SUA IMUNIZAÇÃO. Biológicas & Saúde, 5(18). https://doi.org/10.25242/88685182015809
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