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Resumo

A educação em saúde constitui um conjunto de saberes e práticas orientadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde. Essas discussões chegam às escolas muito lentamente e “adaptadas” ou “formatadas” na linguagem da escola (PEREGRINO, 2000). O conhecimento cientificamente produzido no campo da saúde, intermediado por profissionais de saúde ou de educação, é levado até as escolas para que possam compreender o processo saúde-doença oferecendo subsídios para a adoção de novos hábitos e condutas de saúde (ALVES, 2005). Grande parte dos estudantes brasileiros utiliza no seu cotidiano E-mail, Blog, Redes Sociais, Twitter e outros recursos disponíveis no mundo virtual, estando enfim, familiarizados com as tecnologias digitais. O TIC, pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras, mostrou quem em 2011 a rede incluía mais de 74 milhões de brasileiros com mais de dez anos (CENTRO DE ESTUDOS SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, 2011). Deste modo, o objetivo deste trabalho é utilizar dispositivos móveis e redes sociais para discussão do tema dengue com os alunos das turmas do 7º ano do Ensino Fundamental do turno da manhã da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, município de São João da Barra – RJ. Para alcançar este objetivo, foi criado o grupo “Dofec de olho na Dengue” na rede social Facebook, contendo fotografias, feitas pelos alunos (com celular ou câmera digital) e tópicos de discussão mediados pelos professores. Também foi criado o aplicativo para celular “rn_dengue”, que contém informações sobre o tema e um blog para discussão da temática entre os alunos. O grupo “Dofec de olho na Dengue” contou com a participação ativa dos alunos, enviando conteúdos e participando das discussões sobre o tema. Os alunos selecionaram fotos, vídeos e textos. O aplicativo “rn_dengue” foi outra forma de divulgação da temática sobre a Dengue. Este também ultrapassou as barreiras da escola e superou a expectativa inicial, atraindo alunos de outros anos de escolaridade, alunos de outras escolas, amigos e familiares. Durante o desenvolvimento do trabalho foi possível observar a formação de uma opinião critica sobre o assunto entre os alunos, o tema foi amplamente discutido em sala de aula gerando discussões calorosas e debates que muito contribuíram para a formação do conhecimento. E ainda o trabalho proporcionou a atuação dos alunos como multiplicadores do conhecimento adquirido, pois estes tiveram a oportunidade de divulgar o tema.

Palavras chaves: dengue, prevenção, tecnologia

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Como Citar
R.M.A., M., & N.F., B. (2015). TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Biológicas & Saúde, 5(18). https://doi.org/10.25242/88685182015811
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