Main Article Content

Resumo

A busca progressiva da produtividade e competitividade é a circunstância primordial para a sobrevivência das empresas. As indústrias de roupas vêm passando por varias mudanças em seus processos produtivos. Este trabalho tem como objetivo identificar a capacidade produtiva do processo de fabricação de calças jeans, por meio de técnicas de simulação computacional. Os dados foram coletados pelo processo de cronoanálise através de visitas a empresa de confecção de vestuário, que tem como seu produto a fabricação de calças jeans masculina. Os dados coletados foram processados por meio da simulação computacional através do software Arena® Student 12.O estudo apontou que a empresa tem uma capacidade produtiva 318 calças\dia.

Article Details

Biografia do Autor

João Paulo Barros Rodrigues, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS

Engenharia de Produção

César Paulo Barros Rodrigues, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET

Engenharia de Controle e Automação

Tiago Bittencourt Nazaré, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS

Especialista em Redes de Comunicação e Professor

Bruno Carlos Alves Pinheiro, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS Universidade do Estado de Minas Gerais -UEMG

Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais e Professor
Como Citar
Barros Rodrigues, J. P., Barros Rodrigues, C. P., Nazaré, T. B., & Alves Pinheiro, B. C. (2017). SIMULAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA CONFECÇÃO UTILIZANDO O SOFTWARE ARENA: UM ESTUDO DE CASO. Exatas & Engenharias, 7(17). https://doi.org/10.25242/885X71720171075

Referências

  1. CAMPOS, M. S., Desvendando o Minitab. Editora Qualitymark. 1ª ed. Rio de Janeiro. 2003.
  2. GIL. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Editora Atlas. 5ª ed. São Paulo. 2010.
  3. HENRIQUES. Modelo de Simulação de Lotes para a Produção na Indústria de Confecção Disponível em:. Acesso em: 09 de abril de 2016.
  4. MARTINS, A. G e DOMINGUES, O., Estatística Geral e Aplicada. Editora Atlas. 4ª ed. São Paulo. 2011.
  5. MARTINS e LAUGENI. Administração da Produção. Editora Saraiva. 2ªed. São Paulo. 2010.
  6. MONTGOMERY, Douglas C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. Editora Ltc. 4ª ed.. Rio de Janeiro. 2009. p. 97.
  7. PEREIRA, I. C., (2000). Proposta de Sistematização da Simulação para Fabricação em Lotes. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, Brasil.
  8. PIAZZAROLLO. Análise e melhoria do arranjo físico: uma aplicação do método slp em uma empresa de fabricante de materiais escolares. Disponível em: . Acesso em: 26 de março de 2016.
  9. PRADO, D. Usando o ARENA em simulação. Editora de desenvolvimento gerencial. 5ª ed. Belo Horizonte. 2015.
  10. SANTOS, José A. A.; BEM, Angela Regina. Modelagem e análise do processo de produção de uma indústria de mosaicos. Revista de Engenharia e Tecnologia. v. 5. n. 2. Agosto de 2013. p. 170. Disponível em: . Acesso em: 03 de maio de 2016. p. 167-177.
  11. SEBRAE: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Indústria de confecção. Disponível em: . Acesso em: 25 de março de 2016.
  12. VOGEL, C. C; SCHMIDT, C. A. P.; SANTOS, J. A. A.; SILVA, A. L. Aplicação de técnicas desimulação e de ergonomia ao processo de paletização de caixas de leite UHT: um estudo de caso, Scientia Plena, v. 9, n.6, 1-10, 2013