Main Article Content

Resumo

A situação econômica mundial atual é de intensa competição, onde muitos setores lutam para obter lucros, às vezes pequenos, em "batalhas sangrentas" com seus concorrentes. Esse ambiente de disputa é chamado de Oceano Vermelho por estudiosos de uma nova visão estratégica, a Estratégia do Oceano Azul, na qual se almeja atrair um mercado previamente não explorado e explorá-lo, eliminando a concorrência e maximizando os lucros obtidos. Este trabalho monográfico tem como objetivo estudar uma das empresas que se enquadram na estratégia e possui uma franquia localizada na municipalidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, visando averiguar se seu sucesso se enquadra às propostas da matriz e às da estratégia do Oceano Azul. Com isso pretendemos validar a estratégia, pois a mesma é de recente publicação, principalmente quando comparada às mais famosas estratégias. Na metodologia da pesquisa será utilizada a aplicação de questionário e entrevista para realizar o levantamento de dados, analisando-os e verificando os resultados para que se possa concluir se existe ou não uma conexão entre o sucesso obtido pela academia Alpha e os fundamentos conceituais da Estratégia do Oceano Azul. Foi constatado que os fatores que a empresa transformou em diferencial realmente atraem e fidelizam as clientes, tendo os quesitos avaliados bem vistos pelas clientes. Com base no estudo foi possível concluir que a estratégia utilizada traz frutos, apesar se ser bastante arriscada. Além de trazer diferenciais e barreiras de mercado que evitam no curto e médio prazo que a competição chegue ao seu Oceano Azul.

Palavras - chave: Estratégia, Oceano Azul e Inovação.

Article Details

Como Citar
Margem, F., Miguens, A. C., do Couto, J. M., & Peixoto Pessanha, F. W. (2011). APLICAÇÃO DA ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL PARA DEFINIÇÃO DAS MELHORIAS ADVINDAS DE SUA IMPLEMENTAÇÃO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE FITNESS PARA MULHERES. Exatas & Engenharias, 1(02). https://doi.org/10.25242/885X1022011156