Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho avalia a viabilidade técnica e econômica de se implantar um sistema de coleta de águas pluviais em uma instituição de ensino e uma residência, ambas localizadas no município de Campos dos Goytacazes, RJ. A pluviometria da cidade, área de captação e a estimativa do consumo de água não potável foi estimada para a Universidade Candido Mendes e uma residência dimensionada para cinco moradores. O custo de implantação, manutenção e valor da água tratada foi usado para calcular a viabilidade econômica do sistema. A precipitação na década de 2000 é significativamente maior do que na década de 1990. Os quatro primeiros e os dois últimos meses do ano são os mais chuvosos, enquanto que junho a agosto são mais secos. Apesar da água coletada atender a 100% da demanda, o projeto não é economicamente viável na residência. Na universidade, a coleta atenderia a 27% da demanda anual, no entanto, seria economicamente viável. O armazenamento e uso de água pluvial em áreas urbanas colaboram para a preservação do meio ambiente, é uma ferramenta de educação ambiental, evita enchentes, escassez e traz benefícios econômicos devido a redução do consumo de água tratada. Sua implantação em residência poderia ser incentivada com atos governamentais, como a redução de impostos. Para as empresas, além de redução de custos, é um sistema que pode compor o marketing verde, um seguimento de mercado em ascensão.
Palavras- chave: Recursos hídricos, Água da chuva, Pluviometria, Sustentabilidade.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.