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Resumo

O presente trabalho teve como objetivo identificar quais os cursos superiores a serem implantados em uma instituição de ensino atendendo a demanda local e regional. Os dados foram obtidos por meio de aplicação de questionários aberto e fechado, no período de novembro de 2012 a abril de 2013. O primeiro objetivou levantar a carência de profissionais no município de acordo com os sujeitos da pesquisa: cidadãos ligados à gestão econômica da região noroeste e alunos do 3º ano do Ensino Médio das escolas particulares e públicas de Itaperuna. Com base nas respostas obtidas no questionário aberto, foi elaborado o questionário fechado, em que os alunos avaliaram o grau de preferência dos cursos, bem como a importância e concordância com os 12 itens para cada curso. Os dados foram tabulados e submetidos à análise estatística a partir da qual foram obtidas as médias, erros padrões, análises de variância e teste de médias. Os itens mais decisivos foram carência de profissionais e permanência na cidade, que determinaram o curso de Medicina como o de preferência e Engenharia Química como o menos indicado. Com isso, este trabalho apresenta a aplicabilidade do método e sua contribuição na criação de cursos que atendam à região e ao mercado de trabalho local e regional.

Palavras-chave: Discente, Qualificação Profissional, Noroeste Fluminense, Ensino Superior, Questionário.

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Como Citar
Gomes, S. S., Shimoya, A., & Shimoda, E. (2014). ANÁLISE DE DEMANDAS POR NOVOS CURSOS SUPERIORES NO IFF CAMPUS ITAPERUNA, ITAPERUNA, RJ. Perspectivas Online: Exatas & Engenharias, 4(09). https://doi.org/10.25242/885X4092014184