Main Article Content

Resumo

O presente trabalho objetiva o estudo do funcionamento de um compressor axial, equipamento que tem como intuito a elevação de pressão do gás. Este estudo está direcionado a monitorar propriedades como vazão mássica, temperatura e pressão do ar, durante o processo de compressão do primeiro estágio, aplicando o Software Ansys Fluent.  Para análise em questão, foi utilizado de métodos computacionais, que operam através de resoluções de equações de Euler, de forma mais precisa e refinada. O controle dessas propriedades através de ferramentas da fluidodinâmica computacional, requer conhecimentos básicos sobre as principais equações presentes no processo de escoamento compressível, como também de todo processo necessário para criação da geometria e malha do compressor. Para obtenção de resultados finais mais próximos da realidade, o fluido durante seu processo de compressão seguiu condições de contorno e limites periódicos, configurados a geometria do equipamento no Software.  Diante disso, foi constatado através dos valores das propriedades entre entrada e saída do compressor, que houve elevação de pressão, e variação do balanço de massa, pois o fluido se comportou de forma instável, concluindo assim que a simulação computacional consegue descrever o processo de compressão do ar como regime time periódico.

Palavras-chave

Compressor geometria malha periódico

Article Details

Como Citar
Pereira, M. M., Silva, S. E. T. P. da, & Oliveira, P. S. (2021). Simulação computacional do primeiro estágio de compressão de uma turbina a gás sob regime transiente . Exatas & Engenharias, 11(34), 44-58. https://doi.org/10.25242/885X113420212476

Referências

  1. BARJA, G. A Cogeração e Sua Inserção ao Sistema Elétrico. Universidade de Brasília, Brasília, 2006, 171 pp. BRASIL, N., 2005. Notas de Aula de Co-geração do Curso de Engenharia de Equipamentos. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.
  2. ÇENGEL, Y. A., BOLES, M. A. Termodinâmica. 7a ed., McGraw Hill, 2013.
  3. FERZIGER, J. H.; PERIC, M. Computational Methods for Fluid Dynamics. 3.ed. Springer, 2002. 423p.
  4. FORTUNA, A. de O. Técnicas Computacionais para Dinâmica dos Fluidos, Editora da Universidade de São Paulo, 2000.
  5. MARTINELLI, J.L.C. Máquinas Térmicas I: Motores de Combustão Interna. Apostila da UNIJUÍ–Campus Panambi, 2002.
  6. MASCHIETTO, V. C. L. Modelagem das curvas de rendimento de turbinas aeronáuticas turbofan e turbojato. (Monografia) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2014.
  7. SARAVANAMUTTO, et al. Gas Turbine Theory 6th Edition. Padston, England: Prentice Hall, 2001.
  8. SIMÕES, M. R. SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE ESCOAMENTO TURBULENTO EM COMPRESSOR AXIAL UTILIZANDO FERRAMENTA DE CFD. (Dissertação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
  9. VALADÃO, Cleuber Pozes. Noções de turbinas a gás. Petrobrás: 2009.
  10. VERSTEEG, H. K.; MALALASEKERA, W. An Introduction to Computation Fluid Dynamics. 2.ed. Pearson Education, 2007. 503p.
  11. WHITE, F M. Mecânica dos Fluidos 6ª ed, McGraw Hill, 2011.