Main Article Content

Resumo

A economia criativa, que possui como forças propulsoras a criatividade, a inovação e o capital intelectual, já contribui significativamente para a economia mundial. O Brasil é considerado um dos países que possui maior associação de sua imagem à produção criativa e cultural no mundo, porém, assim como observado ao redor do globo, entidades especializadas e instituições de pesquisa apontam para uma grande lacuna no desenvolvimento de habilidades profissionais para os participantes deste setor econômico, com destaque para as soft skills (habilidades comportamentais). Nesta direção, esta pesquisa tem como objetivo identificar o grau de satisfação e de importância no desenvolvimento das soft skills a partir da percepção dos empreendedores da economia criativa em Campos dos Goytacazes. A metodologia desse projeto incluiu a construção de um instrumento de coleta de dados com base no The Future of Jobs 2020, relatório elaborado pelo Fórum Econômico Mundial que apresenta as dez soft skills mais desejadas pelo mercado de trabalho em 2020. O questionário é composto por quatro blocos: (i) o primeiro visa coletar informações gerais sobre o empreendedor; (ii) no segundo, o empreendedor avalia o grau de satisfação quanto ao seu próprio desenvolvimento em cada habilidade; (iii) o terceiro está direcionado para a avaliação da importância de cada habilidade na visão do empreendedor, e; (iv) o quarto bloco é um espaço para críticas e/ou sugestões. Como resultados, observou-se que: i) 50% dos respondentes desconhecem conceitualmente a economia criativa; ii) 40% empreendem no setor de moda e vestuário; iii) as habilidades “gestão de pessoas” e “inteligência emocional” tiveram maior frequência de respondentes quanto aos níveis de insatisfação, e; iv) as habilidades de “orientação para servir” e “pensamento crítico e comunicação clara” tiveram maior frequência de respostas para os níveis de satisfação. Em conclusão,  pôde-se entender que o desenvolvimento de boas práticas, a sistematização do conhecimento e o oferecimento de ferramentas para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras são fundamentais para a profissionalização e potencialização desse setor no Brasil.

Palavras-chave

Empreendedorismo Economia criativa Habilidades comportamentais

Article Details

Como Citar
Gomes, L. A. R., Barcelos, M. R. dos S., & Filho, P. G. R. (2022). Características do perfil do empreendedor na economia criativa. Exatas & Engenharias, 12(36), 11-11. https://doi.org/10.25242/885X123620222570