Main Article Content

Resumo

O presente trabalho estuda o processo de corrosão nos misturadores empregados no processamento da argila, tendo como foco as empresas ceramistas do município de Campos dos Goytacazes. Os equipamentos deste tipo em geral são metálicos, aço carbono, tipo muito susceptível ao ataque corrosivo. Discute-se os diferentes tipos de corrosão e como os problemas gerados devido a este processo podem ser solucionados/minimizados. Foi realizado junto a 8 empresas ceramistas do município um levantamento dos principais problemas identificados no cotidiano do processo de produção da cerâmica vermelha. São apresentados também os diferentes tipos e características dos processos de prevenção, isto é, as formas de manutenção. Considera-se que a manutenção preventiva seja muito eficiente para uma redução significativa dos gastos das empresas.

 

 

Palavras-chave: Misturadores. Corrosão. Manutenção. Cerâmicas.

siz0� .p`� (W�-family:"Calibri","sans-serif"; mso-bidi-font-family:"Times New Roman";}

O surgimento da soldagem veio para facilitar e otimizar processos industriais uma vez que sua utilização viabilizou a intensificação nos estudos dos materiais, suas propriedades, aplicações e também sua soldabilidade. A soldagem em ferro fundido devido as suas dificuldades como o alto teor de carbono, é mais utilizada quando o equipamento exige manutenção ou reparação.  Mesmo com tais dificuldades apresentadas, com o desenvolvimento do estudo a respeito de ferros fundidos, estes materiais têm aumentado seu emprego, uma vez que apresentam propriedades mecânicas adequadas e tem diversos pontos positivos, no que diz respeito a economia da indústria.  Como qualquer soldagem de manutenção o tamanho da peça e sua geometria são fatores que dificultam a realização do trabalho, bem como a necessidade de interrupção, ou ao menos uma diminuição do processo produtivo. Contudo esses fatores que dificultam a soldabilidade em ferro fundido nesta artigo serão abordados e para  obter o melhor resultado na manutenção de uma peça composta por ferro fundido.

 

 

Palavras Chave: Soldabilidade em Ferro Fundido; Soldagem de Manutenção; Processos de Soldagem.

Article Details

Como Citar
Silva, M. L. S., Paes, L. A. B., Crespo, R. B., da Silva, R. Ângelo, & Machado, T. de A. (2014). ESTUDO SOBRE O PROCESSO DA CORROSÃO E A MANUTENÇÃO EMPREGADA NO MISTURADOR DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE CERÂMICA VERMELHA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES. Exatas & Engenharias, 4(09). https://doi.org/10.25242/885X4092014456