Conteúdo do artigo principal
Resumo
Atualmente percebe-se que a preocupação com os recursos naturais tem se destacado em diversos seguimentos empresariais e até mesmo pela população que se insere no contexto ambiental. Entre os recursos naturais que mais preocupam o homem, destaca-se a água, que é um recurso essencial à vida. Utilizada praticamente em todos os processos de produção, este bem ambiental, pode se tornar escasso se mal gerenciado. O reúso da água pode ser uma alternativa para amenizar a agonia que se instaura sobre os recursos hídricos no planeta. Esta pesquisa teve como objetivo fazer um estudo de viabilidade econômica para a implantação de um sistema de reúso da água de lavagem de ônibus, numa empresa de transporte coletivo urbano. Foi realizado um estudo de caso para dar suporte para a empresa na tomada de decisão. A pesquisa foi aplicada numa empresa de transporte coletivo urbano no município de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas coletas de dados primários e secundários. A viabilidade econômica foi calculada para dois modelos diferentes de sistema de reúso. Os cálculos foram realizados com base em indicadores econômicos de VPL, TIR e PBD. Ao final, percebeu-se que para todos os sistemas considerados no estudo, a instalação deste projeto é viável economicamente, mostrando um VPL alto em um curto espaço de tempo, além de possuir um PBD extremamente pequeno e uma TIR satisfatória para a empresa. Com isso, demonstra-se que comprometimento com a sustentabilidade muitas vezes é viável economicamente.
Palavras- Chave: Sustentabilidade; Viabilidade econômica; Reúso de água de lavagem
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.