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Resumo

Tendo em vista que empresas de todos os portes e dos mais variados setores vêm adotando o modelo de CSC, com o objetivo de prestar serviços de alta qualidade à empresa, com custos otimizados. O presente estudo tem por objetivo desenvolver uma metodologia que permita de maneira simplificada avaliar o nível de desempenho dos serviços prestados por Centro de Serviços Compartilhados (CSC). Embasando-se na literatura sobre as características dos CSCs, estruturou-se o arcabouço teórico do estudo e definiram-se os aspectos da análise. E por meio de estudos de caso múltiplos, a metodologia proposta foi aplicada em empresas do segmento do varejista, sendo entrevistados quatro colaboradores de nível tático das unidades pesquisadas. De acordo com a síntese dos resultados da pesquisa, pode ser verificado que os serviços compartilhados de tecnologia da informação e marketing foram avaliados como satisfatórios, entretanto a área de logística, recursos humanos e finanças foram considerados pouco satisfatórios. Evidenciou-se nessa pesquisa, que avaliação das atividades não-core, é uma prática fundamental para a gestão do Centro de Serviços Compartilhados.

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Biografia do Autor

Jaline Riscado Da Silva, ISECENSA

Bacharel em Administração pelo ISECENSA

Suellen Miranda Barreto, ISECENSA

Bacharel em Administração pelo ISECENSA

Edson Terra Azevedo Filho, ISECENSA/UENF

Administrador de Empresas pela Universidade Federal Fluminense

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutorando em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense

Henrique Rego Monteiro da Hora, Instituto Federal Fluminense

Graduado em Tecnologia da Informação pelo então Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos

Pós-graduado em Gestão de TI para a Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz

Pós-graduado em Produção e Sistemas pelo Instituto Federal Fluminense

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense

Helder Gomes Costa, Universidade Federal Fluminense

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

Como Citar
Da Silva, J. R., Barreto, S. M., Azevedo Filho, E. T., da Hora, H. R. M., & Costa, H. G. (2014). Avaliação do desempenho de centro de serviços compartilhados: um estudo de casos múltilpos em redes varejistas. Exatas & Engenharias, 4(08). https://doi.org/10.25242/885X408201453

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