Main Article Content

Resumo

 O estudo propõe apresentar um exemplo de aplicação do sofware de simulação a eventos discretos livre de custos e de código aberto Ururau, com foco na funcionalidade de decisão através de Redes Neurais Artificiais (RNA). Foi elaborado um modelo para demonstrar e validar esta função de decisão integrada com o software. Este modelo ilustra um cenário em que uma empresa manufatureira deveria escolher entre dois fornecedores com base nas emissões de CO2 e custos gerados por cada um deles. Após os testes, uma análise foi feita do relatório final da simulação referente a cada fornecedor verificando os tempo e número nas filas dos processos, as taxas de utilização dos recursos, as emissões geradas, os custos e a média de aprovações e reprovações de cada fornecedor. Por fim, concluiu-se que o Ururau e a função de decisão com RNA apresentaram uma boa integração.

 

Palavras-chave: Simulação a eventos discretos; Free open source; Ururau; Decisão; Redes Neurais Artificiais; Sustentabilidade. 

Article Details

Como Citar
Silva, F. F., Tavares, E. R., Rangel, J. J. de A., Peixoto, T. A., & Matias, I. de O. (2015). SIMULAÇÃO A EVENTOS DISCRETOS COM MÓDULO DE DECISÃO UTILIZANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS - APLICAÇÃO COM O SOFTWARE URURAU. Exatas & Engenharias, 5(12). https://doi.org/10.25242/885X5122015658