Main Article Content

Resumo

A busca pela melhoria contínua nas organizações tem sido uma constante e, com esta, surge à necessidade de eliminar desperdícios. Para sobreviver à competitividade estabelecida pelo mercado atual, as empresas têm buscado utilizar recursos de maneira mais racional, de modo a atender às necessidades de todos os usuários de uma organização, de forma satisfatória. Para isso, é fundamental analisar, entender e aperfeiçoar todos os processos envolvidos na organização, para identificar deficiências, falhas, problemas e causas, e, assim, viabilizar a proposição de alternativas para promover melhorias. Assim, este estudo teve como objetivo mapear processos e fluxos de informações relacionados ao suprimentos de itens de consumo, em uma Instituição Pública de Ensino Superior (IPES), cujas compras devem seguir os moldes definidos na Lei 8.666/93, no sentido de sugerir alternativas para melhor gestão na direção de um sistema integrado de gestão de suprimentos para administração pública. Para tanto, foram realizadas entrevistas com pessoas-chave envolvidas no processo, o mapeamento e a análise dos atuais processos e fluxos de materiais e informações relacionadas, de modo a identificar os principais problemas e causas, e propor melhorias, visando ao maior desempenho ao atual processo de gestão de ressuprimento de itens de consumo no setor público.

Article Details

Biografia do Autor

Ana Victoria da Costa Almeida, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA

Estudante de Graduação em Engenharia de Produção.

Diego Moah Lobato Tavares, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA

Estudante de Graduação em Engenharia de Produção.

André Cristiano Silva Melo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA

Professor Titular, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia - CCNT, Departamento de Engenharia - DENG, Engenharia de Produção.

Denilson Ricardo de Lucena Nunes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA

Professor Adjunto I, Campus XX - Castanhal, Departamento de Engenharia - DENG, Engenharia de Produção.

Léony Luis Lopes Negrão, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA

Professor Assistente I, Campus XX - Castanhal, Departamento de Engenharia - DENG, Engenharia de Produção.
Como Citar
da Costa Almeida, A. V., Lobato Tavares, D. M., Silva Melo, A. C., de Lucena Nunes, D. R., & Lopes Negrão, L. L. (2017). MELHORIAS NO RESSUPRIMENTO DE ITENS DE CONSUMO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO ESTADO DO PARÁ. Exatas & Engenharias, 6(16). https://doi.org/10.25242/885X6162016660

Referências

  1. ALMEIDA, A., D.; Correia, A., S., K. Aplicação da Técnica de Mapeamento de Fluxo de Processo no Diagnóstico do Fluxo de Informações da Cadeia Cliente-Fornecedor. XXII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Curitiba-PR, 2002.
  2. BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5ªed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
  3. BÄR, Fernando L., Informação e comunicação organizacional em uma empresa de energia elétrica. Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação, USP, São Paulo,1995.
  4. CANDIDO, R. M.; Silva, M. T. F. M.; Zuhlke, R. F. Implantação de gestão por processos: Estudo de caso numa gerência de um centro de pesquisas. XXVIII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Rio de Janeiro-RJ, 2008.
  5. COSTA, L. C. Sistemas de compras privadas e públicas no Brasil. Revista de Administração, v.35, n.4, p.119-128, São Paulo, out/dez 2000.
  6. DIAS, M. A. P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. xii, 528 p.
  7. GOMES, Rafael Notório de Sousa, Análise do mapeamento do processo produtivo de uma fábrica de cartões de PVC, 2010. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em administração) Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal Rio Grande do Sul.
  8. GONÇALVES, A. T. P.; ALMEIDA JUNIOR, J. Mapeamento de processos como ferramenta de identificação de fatores de impacto nas paradas não programadas do processo produtivo: estudo de caso em uma fábrica de cerâmica vermelha no estado da Paraíba. In: 1° simpósio internacional de gestão de projetos, 1., 2012, São Paulo. Anais do I SINGEP. São Paulo: S.I, 2012. v. 1. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2014.
  9. GONÇALVES, C., M.; GONÇALVES, L., B.; T. Melhoria no Ressuprimento de Materiais em uma Empresa do Setor Elétrico: Uma Proposta Orientada ao Uso do Sistema de Registro de Preços. 2012. 90 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade do Estado do Pará, Belém.
  10. LEAL, F. Um diagnóstico do processo de atendimento a clientes em uma agência bancária através de mapeamento do processo e simulação computacional. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG, 2003.
  11. LESCA, H; ALMEIDA F. C., Administração estratégica da informação. Revista de Administração. São Paulo, 1994, v.29, n.3, p.66-75.
  12. LOBATO, K.C.D. & LIMA, J.P. Caracterização e avaliação de processos de seleção de resíduos sólidos urbanos por meio da técnica de mapeamento. Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 15, n. 4, p. 347-356, 2010.
  13. LUSTOSA, L.; MESQUITA, M. A.; QUELHAS, O.; OLIVEIRA, R. Planejamento e controle da produção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
  14. MARTINS, P. G.; ALT, P. R. C. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2000.
  15. MELO, A. S. Gestão de compras públicas: um estudo de caso na UNIPAMPA, campus Dom Pedrito. Monografia de Especialização (Programa de Pós – Graduação em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
  16. MORENO FILHO, F. G. M. Planejamento de materiais em uma instituição pública do Distrito Federal. Monografia de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
  17. OLIVEIRA, D. C.; FERREIRA, A. S.; TAVARES, C. R.; SILVA, P. M. F. LOGÍSTICA REVERSA NO MUNICÍPIO DE CAMPOS-RJ: UM ESTUDO DE CASO. Perspectiva Online: Ciências exatas e engenharia, S.I, v.1, n.1, p. S.I, 2011. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2014.
  18. TRIDAPALLI, J. P.; FERNADES, E.; MACHADO, W. V.; Gestão da cadeia de suprimento do setor público: uma alternativa para controle de gastos correntes no Brasil. Revista RAP, v.45, n.2, p.401-433, Rio de Janeiro, março/abril 2011.
  19. VIANA, J.V. Administração de materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2002.
  20. VILLELA, C. S. S., Mapeamento de Processo como Ferramenta de Reestruturação e Aprendizado Organizacional. Dissertação de Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, 2000.