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Resumo

Dado o histórico e vocação dos Institutos Superiores de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora
Auxiliadora (ISECENSA) na educação, formação e preparação de grandes profissionais para o
mercado de trabalho e em conformidade com a urgência de modelos práticos de empreendedorismo no
cenário regional, nacional e internacional, bem como da importância do empreendedor como agente
econômico efetivo e criativo, este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da adoção como
disciplina obrigatória do curso de graduação em Engenharia de Produção da referida instituição de
uma disciplina especificamente focada no tema acerca do empreendedorismo que tem como nome
Tópicos III, do empreendedor e do processo de inovação. Segundo DRUCKER (1998),
empreendedorismo é um comportamento e não um traço da personalidade. Portanto esta pesquisa
demonstrará os grandes benefícios e fará um breve relato da instituição e do tema empreendedorismo e
seu ator principal, o empreendedor. Com o intuito de despertar no aluno características como
criatividade, capacidade de gestão e espírito inovador, tendo como base os conhecimentos obtidos ao
longo do curso. Como procedimento metodológico adotado, em função dos objetivos, foi concebido
como uma pesquisa exploratória e descritiva. As pesquisas exploratórias, segundo GIL (1995), são
desenvolvidas com objetivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado
fato. Portanto, os resultados que se esperam são as implantações de inovações tecnológicas por meio
de projetos de pesquisa que o ISECENSA oferece ao aluno e os cursos de extensão, proporcionando
aos alunos de Engenharia de Produção um diferencial significante na formação acadêmica, na inserção
profissional além de contribuir positivamente para o desenvolvimento de organizações.
Palavras Chave: Empreendedorismo, Engenharia de Produção, ISECENSA

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Como Citar
A.A., A., & L.S., R. (2015). EMPREENDEDORISMO E ENGENHARIA: ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DO ISECENSA. Perspectivas Online: Exatas & Engenharias, 5(13). https://doi.org/10.25242/885X5132015696