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Resumo

Existem diversos materiais que são utilizados pela indústria para a produção de máquinas e
equipamentos. Os materiais possuem características próprias, que são importantes para saber se
poderão ou não ser utilizados para uma determinada tarefa. Utilizando ensaios em laboratórios com
máquinas específicas, o comportamento destes materiais pode ser comprovado por meio de suas
propriedades mecânicas. Um destes ensaios é o de impacto, no qual pode se utilizar a máquina
universal de impacto Heckert 423/27, que permite conhecer o comportamento dúctil-frágil do material,
exemplificado na norma ASTM E23 (1933; 2007). Esse ensaio caracteriza-se por submeter ao corpo
de prova uma força brusca. A carga é aplicada com um impacto instantâneo, por meio de um martelo
pendular balanceado, que é liberado de uma posição elevada, a uma altura fixa “H” (CALLISTER,
2007). A força associada com a velocidade se traduz por uma energia absorvida pelo corpo de prova.
Ao ser liberado na posição inicial, o pêndulo adquire uma energia potencial gravitacional, que será
transmitida para o corpo de prova. A trajetória do pendulo continua até certa altura, que corresponde a
posição final, onde é possível se obter a energia final. A diferença entre a energia final e a inicial
corresponde da energia absorvida pelo corpo de prova. Após a obtenção da altura final, o martelo
inverte sua trajetória, e necessita de um sistema de freio, para que sua velocidade seja reduzida até a
parada do mesmo. Atualmente, após a realização do ensaio, o sistema de freio é acionado por meio de
uma alavanca posicionada próximo ao local onde o corpo de prova e o pêndulo se chocam, e a
frenagem acontece por meio do atrito. Caso este dispositivo seja acionado de maneira inadequada, o
sistema pode ser danificado, impossibilitando a utilização da máquina. Para a melhoria do sistema de
freio na máquina universal Heckert 423/27, tendo como objetivo aumentar a vida útil da máquina e a
segurança dos operadores, de acordo com a Norma Regulamentadora número 12 (NR12), um sistema
aprimorado será projetado, possibilitando a minimização do choque do pêndulo na máquina após o
ensaio. Sendo assim, tendo como metodologia o estudo de caso, este trabalho se propôs a aprimorar o
sistema de freio da máquina de ensaio de impacto Heckert 423/27, proporcionando aos alunos e
professores mais segurança na execução dos ensaios de laboratório, minimizando assim, as
possibilidades de incidentes/acidentes. Ao realizar a pesquisa, foi possível concluir que o sistema de
freio projetado para a máquina universal de impacto Heckert 423/27 tem condições de substituir o
sistema existente, atendendo aos requisitos de segurança, sem alterar a estrutura da máquina e
preservando a sua vida útil.
Palavras-chave: Sistema de freio. Aprimoramento. Segurança.

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Como Citar
C. P. F. R., B., H. E., S., S. D., A., & M. V. A. A., R. (2015). PROJETO DE UM SISTEMA DE FREIO PARA A MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO DE IMPACTO HECKERT 423/27. Exatas & Engenharias, 5(13). https://doi.org/10.25242/885X5132015712