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Resumo

Existem vários fatores que determinan a satisfação dos clientes em um restaurante. Um desses fatores é o número de clientes nas filas do restaurante. Atendendo a necessidade de diminuir as filas, o trabalho aqui desenvolvido teve como objetivo analisar o processo de atendimento de um restaurante universitário. O modelo do processo foi simulado com o software Arena® student version. O modelo foi validado e análise de filas foram realizadas, identificou-se que a fila do caixa tem maior impacto no tempo permanência dos clientes no restaurante. Observou-se também, de resultados obtidos de simulação, uma utilização dos caixas de 100% durante o período estudado.

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Biografia do Autor

Ciro Italiano Monteiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Coordenação de Engenharia de Produção

José Airton Azevedo dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Coordenação de Engenharia de Produção

Carla Adriana Pizarro Schmidt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Coordenação de Engenharia de Produção
Como Citar
Monteiro, C. I., dos Santos, J. A. A., & Schmidt, C. A. P. (2017). SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE ATENDIMENTO DE UM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO: UM ESTUDO DE CASO. xatas ∓ ngenharias, 7(19). https://doi.org/10.25242/885X7192017994

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