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Resumo

Embora o Brasil seja rico em recursos naturais favoráveis a fruticultura, observa-se que a produção nacional ainda é pouco exportada, quando comparada ao seu potencial. Nesse sentido, o estudo teve por objetivo analisar a competitividade e desempenho das exportações de melão pelo Brasil frente aos seus principais concorrentes no período de 2001 a 2012. A metodologia e a forma de análise dos resultados incluem o conceito de competitividade, modelos de Constant Market Share – CMS e Vantagem Comparativa Revelada – VCR. De acordo com os resultados, as taxas de crescimento anual da receita com a exportação brasileira com melões frescos superaram a média mundial em três dos quatro períodos estudados, no primeiro 2001-2003, no segundo 2004-2006 e no quarto 2010-2012; o efeito competitividade foi o fator determinante para o bom desempenho dos embarques, seguido pelo efeito comércio mundial. No terceiro período que abrange do ano de 2007 ao ano 2009 apenas o efeito destino das exportações apresentou impacto positivo sobre o setor. Através da análise das taxas de crescimento do indicador VCR para todo o período de análise verifica-se que a taxa de crescimento médio indicou melhoria no desempenho das exportações do melão fresco brasileiro. O que pode ser atribuída ao empenho em aumentar a qualidade da fruta e garantir que o produto atenda aos requisitos dos principais mercados demandantes.

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Biografia do Autor

Alan Figueiredo de Arêdes, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Economia Aplicada. Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Social/UFF

Josiane Silva Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Ciências Econômicas – Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Social/UFF

Como Citar
de Arêdes, A. F., & Rodrigues, J. S. (2017). COMPETITIVIDADE E DESEMPENHO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRA DO MELÃO. Humanas Sociais & Aplicadas, 7(18). https://doi.org/10.25242/887671820171000

Referências

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