Main Article Content

Resumo

As empresas têm um ciclo de vida, porém sua duração pode variar de acordo como esta é conduzida. As dificuldades podem ser decorrentes de questões financeiras, econômicas, operacionais, entre outros, para isso as empresas devem procurar soluções para enfrentar estes desafios. Considerando a importância do setor de Panificação, o presente artigo objetiva a realização de estudo utilizando o Método de Análise de Solução de Problemas (MASP) em uma empresa de panificação situada em Campos dos Goytacazes-RJ, que vem tentando melhorar o seu cenário. Foi feito levantamento financeiro, observações “in loco” e aplicação de questionários aos funcionários e clientes, os dados foram tratados com os métodos estatísticos sendo estes a Satisfação Simples, GAP e abordagem multiplicativa. O apontamento dos métodos estatísticos e o brainstorming facilitaram na elaboração do diagrama de causa e efeito. Os resultados mostraram que a qualificação, motivação, absenteísmo, múltipla função, uniforme e aparência, quantidade de funcionário na área de venda, variedades dos produtos congelados de fabricação própria, falta de promoção, porção grande, climatização, planejamento da quantidade de produto produzido, falta de atenção, falta de cartão de crédito e fofoca são os itens que estão interferindo na vida financeira da empresa, sendo então proposto um plano de ação através do 5W1H.

Article Details

Biografia do Autor

Kíssila da Conceição Ribeio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Kíssila da Conceição Ribeiro. Doutoranda em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, Mestra em Engenharia de Produção, Graduada em Administração. Docente do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Bom Jesus do Itabapoana/RJ. Email: kissilacr@gmail.com

Denise Cristina de Oliveira Nascimento, UFF

Denise Cristina de Oliveira Nascimento. Doutora em Engenharia e Ciência dos Materiais, Mestra em Engenharia de produção, Graduada em Administração. Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF), Macaé/RJ. Email: denise_cristin@yahoo.com.br 

Ricardo Luiz Manhães Sampaio Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)

Ricardo Luiz Manhães Sampaio Junior. Mestrando em Pesquisa Operacional e Inteligência Compoutacional. Tecnólogo em Informática. Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ. Email: rmanhãesjr@gmail.com

Eduardo Shimoda, Universidade Candido Mendes

Possui graduação em Zootecnia pela UFV (1995), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Produção Animal pela UENF. Coordena o curso de mestrado em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional (POIC) na UCAM-Campos, onde leciona e orienta na graduação e nos mestrados de POIC, Engenharia de Produção e Planejamento Regional / Gestão de Cidades. Atua na área de Estatística aplicada à educação e à agropecuária. Além disso, é consultor da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e atua em projetos de pesquisa na UENF. 
Como Citar
Ribeio, K. da C., Nascimento, D. C. de O., Sampaio Junior, R. L. M., & Shimoda, E. (2017). APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA PANIFICAÇÃO. Humanas Sociais & Aplicadas, 7(18). https://doi.org/10.25242/887671820171007

Referências

  1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA; INSTITUTO TECNOLÓGICO DA PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA; SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Painel do mercado de panificação e confeitaria. 2011. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2013.
  2. ______; PROGRAMA ALIMENTOS SEGUROS; ______. Boas práticas na panificação e na confeitaria – da produção ao ponto de venda. 2010. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2013.
  3. AMORIM, M.B.; ROCHA, A.C.B. Redução de desperdícios em uma rede de suprimento de refeições coletivas por meio das ferramentas da engenharia de produção. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 19.,2012, Bauru. Anais... Bauru: SIMPEP, 2012.
  4. CAMPOS, V.F. TQC – Controle da qualidade total (no estilo japonês). Nova Lima-MG: INDG Tecnologia e Serviços LTDA, 2004.
  5. GARVIN, D.A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva.
  6. Tradução de João Ferreira Bezerra de Souza. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
  7. HOSKEN, M.J. de C. Produzindo e montando sua qualidade. 2 ed. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2014.
  8. LEUSIN, M.E. et al. Metodologia MASP e ciclo PDCA na criação de um plano de ação: estudo de caso em uma empresa de varejo calçadista. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 33., 2013, Salvador. Anais... Salvador: ENEGEP, 2013.
  9. MASIERO, G. Administração de empresas: teoria e funções com exercícios e casos. São Paulo: Saraiva, 2012.
  10. MAZZOTTI, K., BROEGA, A. C., GOMES, L. V. N. The creativity exploration, through the use of brainstorming technique, adapted to the process of creation in fashion. In: INTERNATIONAL FASHION AND DESIGN CONGRESS, 1., 2012, Guimarães – Portugal. Proceedings... Guimarães – Portugal: CIMODE, 2012.
  11. PALADINI, E.P. Qualidade total na prática: implantação e avaliação de sistemas de qualidade total. São Paulo: Atlas, 1997.
  12. PEREIRA, C.C.; et al. Processos da qualidade aplicado à produção de dutos de ar condicionado: um estudo sobre a efetividade na aplicação da qualidade como estratégia e eficácia operacional em uma fábrica x de Pernambuco. In: CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO, 8., 2011. Anais eletrônicos... CONVIBRA, 2011.
  13. PIECHNICKI, A.S.; KOVALESKI, J.L. Roteiro de Aplicação do MASP: um Estudo de Caso na Indústria Madeireira. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 8., 2011, Resende. Anais... Resende: SEGET, 2011.
  14. PINTO, L.J.S; GOMES, J.S. Custos da Qualidade: um estudo de caso na panificadora Golden Vital. Revista de Informação Contábil, Recife, v.4, n.3, p. 57-76, jul./set. 2010.
  15. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ALIMENTAÇÃO, CONFEITARIA E PANIFICAÇÃO. Informação PROPAN: tipos de panificação. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2013.
  16. ________ Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2013.
  17. ________ Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2014.
  18. ROVERI, V. et al. MASP: método de análise e solução de problemas – aplicado à gestão das trilhas da Estação Ecológica Juréia Itatins/Núcleo Arpoador – Município de Peruíbe – SP. UNISANTA Law and Social Science, Santos, v.1, n.1, p. 30-34, jan./jun. 2012.
  19. SILVA, A.D. et al. Analise da qualidade dos serviços de tecnologia da informação na gestão pública. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, 44., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: SBPO, 2012.
  20. SLACK, N. et al. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2009.
  21. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Ferramentas de qualidade. Disponível em: . Acesso em: 23 de mar. 2014.
  22. VILAÇA, L.L. et al. Melhoria do controle de peso de leite em pó enlatado em uma fábrica de laticínios. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 30., 2010, São Carlos. Anais... São Carlos: ENEGEP, 2010