Main Article Content

Resumo

Este trabalho sintetiza os resultados de uma pesquisa que buscou analisar e identificar o perfil dos estudantes ingressantes nos Cursos de Pedagogia das Instituições Privadas de Ensino Superior do município de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2016. A população da pesquisa foi composta de 82 estudantes, sendo que, 68 participaram da pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com 24 perguntas, sendo 22 de múltiplas escolhas e 2 de perguntas abertas. Utilizou-se o referencial teórico metodológico da pesquisa survey, de natureza quantitativa. Esse estudo é também de natureza descritivo-exploratória, pois busca identificar quais foram os meios, atitudes e opiniões que interferiram no público alvo. A elaboração do instrumento para a formação do perfil do estudante foi dividido em dois momentos: perfil e caracterização de aspectos sociodemográficos e o perfil acadêmico. Foram analisadas principalmente as variáveis: sexo, idade, estado civil, procedência, formação, atividade profissional, opção pelo curso e perspectivas profissionais. A pesquisa compreendeu a população das IES privadas presenciais, que são: o Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), o Institutos Superiores de Educação do CENSA (ISECENSA) e a Universidade Estácio de Sá (UNESA) - campus Campos dos Goytacazes. Esse estudo e investigação possibilitaram realizar uma leitura de dados e vem, de certa maneira apresentar o perfil dos estudantes nos Cursos de Pedagogia da IES privadas do Município de Campos/RJ, assim como possibilitar as IES uma reflexão sobre os cursos oferecidosconsiderando o perfil identificado.

Palavras-chave: Pedagogia. Perfil dos Estudantes de Pedagogia. Ingressantes. 

Article Details

Biografia do Autor

Teresa Claudina Oliveira Cunha, ISECENSA

Humanas e Sociais Aplicadas
Como Citar
Oliveira do Nascimento, E., & Oliveira Cunha, T. C. (2017). O Perfil dos Estudantes Ingressantes nos Cursos de Pedagogia das Instituições Privadas no Ensino Superior do Município de Campos dos Goytacazes, RJ. Humanas & Sociais Aplicadas, 7(18). https://doi.org/10.25242/887671820171012