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Resumo

O indicador perfil do egresso de um curso de graduação, objeto de estudo e investigação desta pesquisa apresenta-se como um dos pontos importantes da avaliação dos cursos de graduação, segundo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O desenvolvimento de uma Política de Acompanhamento de Egressos por parte das instituições de ensino superior ainda se apresenta como sendo um grande desafio da gestão educacional (planejamento, ações, estratégias e decisões). Esta pesquisa pretende caracterizar o perfil do egresso do Curso de Pedagogia do ISECENSA, assim como identificar o seu processo de inserção profissional. O presente estudo se caracteriza como de natureza quantitativa, pesquisa de levantamento ou survey. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado por meio impresso e eletrônico ao público alvo desta pesquisa. O universo da pesquisa envolveu os egressos do curso, durante o período de 2007 a 2015, o que compreende 332 egressos. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a aplicação de um questionário, com questões fechadas e abertas, mediante contato virtual, na rede social facebook. Os resultados dessa pesquisa pretendem subsidiar a instituição no que diz respeito ao reconhecimento e prática do acompanhamento dos egressos.

 

Palavras-chave: Egresso; Pedagogia; Avaliação Institucional.

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Como Citar
de Oliveira Barbosa Garrett, J., dos Santos, M. V., & Claudina de Oliveira Cunha, T. (2016). O PROCESSO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO ISECENSA. Humanas Sociais & Aplicadas, 6(16). https://doi.org/10.25242/887661620161039