Main Article Content

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo principal, fazer um levantamento dos empreendimentos centros comerciais intitulados Shopping centers da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ e verificar se os mesmos atendem os critérios da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping centers). Para tanto, foi realizado um estudo nos oito centros comerciais da cidade de Campos dos Goytacazes, desse modo foram selecionados: Boulevard Shopping Campos, Campos Shopping, Central Plaza Shopping, Parque Centro Shopping, Pelinca Square Center, Shopping Avenida 28, Turf Centro Shopping e Vips Center Shopping, os mesmos foram objetos de estudos por obter a nomenclatura “Shopping” em seus nomes. Os dados coletados foram obtidos a partir de entrevistas realizadas com a gerência de cada estabelecimento e de pesquisa descritiva de acordo com os critérios da ABRASCE e referencial teórico levantado. O objetivo geral da pesquisa foi obtido, pois o levantamento realizado verificou que dos 8 (oito) empreendimentos estudados intitulados Shopping centers, apenas 1 (um) atendem a todos os critérios da ABRASCE.

 

Palavras-chave

Empreendimentos Shopping centers ABRASCE Associação Brasileira de Shopping centers.

Article Details

Biografia do Autor

Nathália Oliveira Sales, ISECENSA

Bacharel em Administração e Coordenadora Comercial no Boulevard Shopping Campos.
Como Citar
Sales, N. O., & dos Reis, T. B. (2017). ESTUDO DOS EMPREENDIMENTOS DENOMINADOS SHOPPING CENTERS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES: UMA ANÁLISE SOBRE OS CRITÉRIOS DA ABRASCE. Humanas Sociais & Aplicadas, 7(20). https://doi.org/10.25242/887672020171113

Referências

  1. ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping centers. Definições e Convenções. Disponível em: . Acesso em 21 abr. 2015
  2. ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping centers. Desempenho da indústria de Shopping centers no Brasil. Disponível em:
  3. . Acesso em 21 abr. 2015
  4. CASTELLO BRANCO, Carlos Eduardo et al. Setor de Shopping center no Brasil: evolução recente e perspectivas. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 26, p. 139-189, 2007.
  5. DIEHL, Astor Antônio; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004. 188 p.
  6. ESTENDER, Antonio Carlos. O novo varejo. São Paulo: Instituto Siegen, 2005.
  7. GARREFA, Fernando. Shopping centers: de centro de abastecimento a produto de consumo. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
  8. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
  9. GOMES, Henrique Ferreira; PORTUGAL, Licinio da Silva; BARROS, Julio Manoel Andrade Monteiro de. Caracterização da indústria de Shopping centers no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 20, p. 281-298, 2004
  10. IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística. Informativo Setorial de Shopping Centers.
  11. Disponível em:.
  12. Acesso em 20 out. 2015
  13. ICSC – International Council of Shopping centers. Shopping centers – Gestão. New York, 2009.
  14. IDV – Instituto de Desenvolvimento do Varejo, Momentum 592 - A Década do Varejo. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2015
  15. KOTLER, Philip. Administração de marketing. 12. Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
  16. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991.
  17. MARTINS, Ives Gandra da Silva. A natureza jurídica das locações comerciais dos" Shopping centers"-. Shopping centers, p. 79-95, 2004
  18. MILAN, Gabriel Sperandio; GASPARIN, Francieli Montanari; DE TONI, Deonir. A Configuração da imagem de um Shopping center na percepção de consumidores locais. REAd–Revista Eletrônica da Administração, v. 19, n. 1, p. 83-114, 2013.
  19. PADILHA, Valquíria. Shopping center: a catedral de mercadorias. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2006.
  20. PARENTE, Juracy; BARKI, Edgard. Varejo no Brasil: Gestão e estratégia. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
  21. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do trabalho científico: método e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2009.
  22. SERRENTINO, Alberto; SOUZA, Marcos Gouvea de. Multivarejo na próxima economia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002.
  23. SILVA, Edna Lúcia; MENEZES, Estera Muskart. Metodologia da Pesquisa e elaboração de Dissertação – 3. ed. Ver. Atual – Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFCS, 2001, 121p.
  24. SOUZA, Alexandro Lima Couto. Um estudo sobre a prestação de serviços em Shopping centers: os casos do Center Lapa, do Shopping Barra e do Iguatemi. 2000. p.16 Monografia. – Salvador, Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2000.