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Resumo

O trabalho aqui apresentado é fruto da experiência docente nas disciplinas dos cursos de Engenharia e
Administração (Homem, Cultura e Sociedade; Ética, Política e Sociedade; Produção do Conhecimento) de
uma Faculdade na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Perguntas como: “O que vou fazer com essa(s)
disciplina(s) nos cursos de Engenharia e Administração?”, dão o tom que caracteriza o cotidiano do docente
que se arrisca por esse caminho. Um dos muitos desafios existentes apresenta-se na seguinte questão: como o
ensino de História pode ajudar aos discentes desses cursos a construir perspectivas críticas e abordagens
próprias que permitam a elaboração de reflexões e leituras de mundo que ultrapassem a idéia das
expectativas das demandas de mercado? Não buscamos evidenciar uma resposta, mas apresentar a
experiência docente realizada que se define a partir do pensar sobre o papel do professor na disciplina de
História a partir das reflexões de Bittencourt (2004). A proposta docente aqui discutida baseia-se na seleção
de um eixo temático: o trabalho. A partir do tema são desconstruídos modelos e desenvolvidas análises que
se aproximam, principalmente, por meio da experiência, com o campo profissional da escolha do grupo
contribuindo com a reflexão do ensino da História na formação geral dos cursos universitários.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Júlia Calvo

 
Doutoranda em Ciências Sociais pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais
(PUC Minas)
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Como Citar
Costa, D. de S., & Calvo, J. (2012). A HISTÓRIA COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA. umanas ociais ∓ plicadas, 2(4). https://doi.org/10.25242/8876242012129