Main Article Content

Resumo

Neste artigo, pretende-se investigar as práticas do coordenador pedagógico das escolas públicas
e particulares de Campos dos Goytacazes, detectando o foco de sua atuação e uma delas é ser o
elo integrador da ação que se concretiza no contexto educacional, bem como, refletir sobre os
desafios e conflitos enfrentados na sua prática que permeiam o cotidiano deste profissional na
comunidade escolar. O seu campo de atuação é muito amplo, envolvendo atividades
relacionadas aos componentes curriculares, aprendizagem e construção de conhecimento,
disciplina, ética, avaliação, materiais didáticos e a interação com a comunidade. Destaca-se
também, a reflexão sobre o papel do Coordenador Pedagógico, pois é um profissional
responsável por formar e manter a equipe escolar coesa, empenhada e firme no propósito
assumido na proposta de trabalho da unidade escolar. Relata-se, ainda, questões sobre a função
deste especialista junto ao corpo docente, acompanhando o professor em suas atividades de
planejamento, docência e avaliação, no sentido de melhorar o processo de ensino aprendizagem.
O relato das ações desencadeadas na escola está acompanhado dos principais requisitos
pedagógicos que a equipe docente precisa para conquistar e obter um trabalho coerente e
significativo. A significância deste projeto não pode ser alcançada de imediato, já que demanda
sua aplicação, avaliação e permanente redirecionamento por parte da equipe escolar, da qual faz
parte. As reflexões, ideias e propostas citadas, bem como a metodologia utilizada na construção
deste artigo, baseiam-se em observações do cotidiano escolar desse profissional. É cabível,
também, uma revisão de literatura que se alicerçam em pressupostos teóricos, que se dedicaram
ao estudo da ação desse especialista, configurando-se esses referenciais em ampla contribuição
para o entendimento da atuação própria do coordenador pedagógico.

Article Details

Biografia do Autor

Jéssica Barreto de Azevedo

 
Graduada em Pedagogia/ISECENSA/RJ

Liliana Azevedo Nogueira

  
Especialização em Piscopedagogia Institucional/UNESA/RJ

Como Citar
de Azevedo, J. B., Nogueira, L. A., & Rodrigues, T. C. (2012). O COORDENADOR PEDAGÓGICO: SUAS REAIS FUNÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR. Humanas Sociais & Aplicadas, 2(4). https://doi.org/10.25242/8876242012130