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Resumo

O presente trabalho busca relatar uma experiência pedagógica em uma comunidade em situação de vulnerabilidade social, a saber, a comunidade Tamarindo, através do projeto Universidade-Bairro encabeçado por toda a instituição ISECENSA, o qual fica situado na Comunidade Tamarindo em Campos dos Goytacazes-RJ. O projeto tem como função principal estimular crianças e adolescentes que lá residem, por meio de acompanhamento e reforço pedagógicos, a vencerem suas dificuldades acadêmicas proporcionando as ferramentas e a motivação necessárias para o pleno desenvolvimento de suas potencialidades. Além de beneficiar os moradores, de um modo geral, visto que também são oferecidas aulas de artesanato para as mães da comunidade, visa trabalhar a inclusão e busca mediar, de forma positiva, os conflitos existentes naquilo que o projeto consegue abarcar. Almejamos nesta tarefa contribuir para a construção de uma sociedade mais fraterna, honesta, justa e pacífica, na qual as crianças e os jovens possam se integrar de forma mais consciente à sociedade. Neste sentido, vemos a importância do pedagogo que lida com a prática educativa em suas várias modalidades e manifestações, tendo competência para atuar em espaços escolares e não-escolares, em várias instâncias. Uma delas é o trabalho com a pedagogia social voltada para crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda. A Pedagogia Social visa incluir, socialmente, todos que a educação formal muitas vezes não alcança. Tal pedagogia é um campo de estudo onde a conexão entre Educação e a sociedade acontece em diferentes espaços não formais de educação e que combatem e amenizam os problemas sociais por meios de ações educacionais tal como a que mencionamos que acontece na comunidade Tamarindo. A implementação de projetos de educação que promovam uma melhor integração destes jovens à sociedade é o desafio que o curso de Pedagogia se propõe a enfrentar com suas práticas pedagógicas junto às crianças e aos adolescentes da comunidade.

Palavras-chave

pedagogia social educação comunidade.

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Como Citar
G. VIANA, R., & F. BERTO, A. (2018). A MATERIALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA SOCIAL NO PROJETO UNIVERSIDADE BAIRRO DA COMUNIDADE TAMARINDO. Humanas & Sociais Aplicadas, 8(22). https://doi.org/10.25242/887682220181536