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Resumo

O presente trabalho discute a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), sua relevância e aplicabilidade no curso de Pedagogia do ISECENSA, tendo como suportes à interação entre o grupo (alunos - alunos e alunos - facilitador) e o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia da ABP tem como elemento norteador o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais à vida profissional. A ferramenta metodológica é aplicada por meio de vivências de problemas reais, os quais são refletidos entre os alunos de um curso e o facilitador. O levantamento bibliográfico apresentado no trabalho é parte de pesquisa documental e descritiva, com base na abordagem qualitativa, que está em andamento no curso de graduação de pedagogia do ISECENSA. O objetivo norteador da pesquisa tem como premissa verificar a percepção dos alunos do curso de graduação de formação de pedagogos do ISECENSA, sobre a efetividade da aplicação das metodologias ativas na elaboração e estruturação do conhecimento. Será realizada uma pesquisa de campo qualitativa e quantitativa com aplicação de questionário contendo perguntas estruturadas e semiestruturadas, proposto em duas turmas do curso de graduação de pedagogia. Em consonância com os princípios da ABP, na disciplina de Formação Profissional ministrada pelo professor do curso há uma atividade avaliativa de produção (realizada de modo individual ou em grupo) em que é proposta uma situação-problema real a ser solucionada, que o aluno possivelmente enfrentará em sua profissão. Deste modo, busca-se averiguar qual é o grau de contribuição que aquele tipo de estratégia pedagógica (ABP) tem na aquisição do conhecimento dos alunos.

Palavras-chave

metodologia ativa ensino-aprendizagem Pedagogia

Detalhes do artigo

Como Citar
C. CRUZ, C., & S. T. RABELO, P. (2018). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO FACILITADORA DA ELABORAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DO CONHECIMENTO NA DISCIPLINA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CURSO DE PEDAGOGIA DO ISECENSA. umanas ociais ∓ plicadas, 8(22). https://doi.org/10.25242/887682220181565