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Resumo

Atualmente os profissionais da área de educação visam o auxílio multidisciplinar para assessorá-los em sua prática pedagógica. O contexto educacional encontra-se em constante transformação. Sendo assim, o papel do psicólogo é fundamental, pois esse profissional poderá desenvolver investigações atuais para esfera da educação. Diante disso, a intenção desse estudo enquanto uma pesquisa qualitativa foi avaliar o que alunos do curso de Pedagogia acreditam ser importante que a Psicologia esteja investigando. A amostra dessa pesquisa envolveu 20 acadêmicas da área da Pedagogia, de faixas etárias heterogêneas, incluindo sujeitos de 20 a 51 anos. Uma entrevista aberta foi realizada a partir do preenchimento do TCLE (Termo de Consentimento Livre Esclarecido). Além das informações gerais como gênero e idade, a pergunta feita a todas as entrevistadas foi “O que o curso de Pedagogia acredita ser importante que a Psicologia pesquise?". 50% das participantes eram de universidades públicas e 50% eram de faculdades privadas do município de Campos dos Goytacazes. Nos resultados, identificaram-se vários blocos de assuntos na área da educação, destacando-se em maior interesse de pesquisa, os transtornos de aprendizagem em geral, como TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e TOD (Transtorno Opositivo-Desafiador) que tem relação direta tanto com a atuação do pedagogo, como a relação pais e filhos e a importância dessa relação para o desenvolvimento de um aluno no contexto escolar.  Aspectos do desenvolvimento infantil também apareceram nos blocos de temas identificados. Esse estudo mostra-se relevante para acadêmicos em Psicologia e psicólogos já em exercício. O objetivo de uma experiência com o campo foi alcançado, tendo sido possível que os pesquisadores relacionassem a teoria sobre pesquisa em psicologia com a prática da pesquisa em si. Isso certamente favorecerá a expansão de conhecimento e a abertura de caminhos para pesquisas futuras. Consequentemente, os profissionais de Pedagogia poderão ser favorecidos quando da ampliação das pesquisas em torno dos temas propostos.

Palavras-chave

Pedagogia Psicologia pesquisa em Psicologia

Article Details

Como Citar
C. REIS, J. (2018). INTERFACES ENTRE PEDAGOGIA, PSICOLOGIA E A PESQUISA. Humanas Sociais & Aplicadas, 8(22). https://doi.org/10.25242/887682220181618