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Resumo

Nossa sobrevivência enquanto espécie é o resultado de um processo evolutivo, onde nossos ancestrais foram desenvolvendo e aperfeiçoando ao longo de séculos estratégias de sobrevivência ao ambiente hostil em que viviam, e certamente estar atento contribuiu de forma significativa para isso, pois a atenção refere-se à forma como processamos informações presentes em nosso meio específico de maneira ativa. Partindo desta assertiva, o presente trabalho tem como objetivo relatar os conceitos de Memória e Aprendizagem demonstrando a inter-relação entre os processos, apresentando os diversos tipos de memória, bem como as suas etapas, segundo a literatura, e a relevante interferência da atenção como precursora destes processos. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura através de pesquisa bibliográfica em livros de autores referência no tema, tais como: Lent, Izquierdo, Baddeley, Rotta, Ciasca, Pereira, Pantano e Zorzi, Cosenza e Guerra e artigos científicos sobre o tema proposto objetivando a fundamentação do trabalho. Embasadas nas leituras, refletimos acerca de como o sujeito filtra as informações que considera como pertinentes ou de seu interesse, através da atenção, mantendo as que se apropriam de significância e sentido de acordo com as suas vivências e meio. Pode-se dizer que o entrelaçamento entre atenção, memória e aprendizagem se evidencia, quando o sujeito mesmo com as suas dificuldades é motivado, através de estímulos criativos e significativos, melhorando os seus resultados e desempenho como um todo.

Palavras-chave

Atenção Memória Aprendizagem.

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Como Citar
M. DE A. DIAS, F., & V. M. RÉGIS, G. (2018). O ENTRELAÇAMENTO ENTRE ATENÇÃO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM. Humanas Sociais & Aplicadas, 8(22). https://doi.org/10.25242/887682220181628