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Resumo

O presente trabalho é resultado da prática pedagógica desenvolvida no 3º ano do Ensino Fundamental I do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora – CENSA de Campos dos Goytacazes/RJ, sobre o Letramento Digital e o uso das tecnologias educacionais na sala de aula conforme exigência da Base Nacional Comum Curricular/ BNCC (2017). Objetivamos incluir o uso do celular como ferramenta pedagógica diária na sala de aula, dando ligeiros passos no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação. Utilizamos como metodologia a Revisão de Literatura, onde analisamos o texto “Política” de Ruy Barbosa e outros textos literários, destacando as ideias principais e também as palavras de difícil entendimento para os alunos. A seguir, buscamos o significado das palavras desconhecidas do texto. Para buscar identificar a tendência de suporte de pesquisa semântica em sala de aula, foram disponibilizados dicionários do tipo impresso e digital, para pesquisa no dicionário online pelo celular. Após a identificação das preferências, os dados foram levantados dentro da sala de aula, de acordo com a preferência dos alunos pelo uso do material digital ou do impresso, e também foram tabulados e analisados, levando em consideração a quantidade de alunos que cada uma das quatro turmas do 3º ano possui. Deste modo, propomos uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Com essa prática disponibilizada, 23% dos alunos optaram pela pesquisa ao dicionário impresso. Já 77% deles utilizaram a versão online. Os dados revelam um interesse significativo dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental pelo suporte digital dentro da sala de aula, que faz-se necessário para a geração que temos em sala de aula e que dentro da realidade oferecida pelo CENSA tem tudo para ser mais independente e adaptável a evoluções tecnológicas.

Palavras-chave

tecnologias educacionais letramento digital BNCC

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Como Citar
R. M. SAMPAIO, J. (2018). O USO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA. Humanas Sociais & Aplicadas, 8(22). https://doi.org/10.25242/887682220181635