Main Article Content

Resumo

Fruto de uma observação participante, realizada entre 2011 a 2017, este artigo discorre sobre a formação da identidade coletiva e individual de mulheres a partir do Curso de Promotoras Legais Populares de São Carlos/SP (CuPLPs) e do Coletivo de Promotoras Legais Populares de São Carlos/SP (ColPLPs). Para isso, realizamos uma reflexão sobre a questão de gênero à luz da sociologia dos processos de subjetivação e de formação de identidades coletivas oriunda da perspectiva foucaultiana de Denise Jodelet (2009). Quando somados e entendidos como complementares, os princípios de solidariedade, respeito e consenso, propiciam o diálogo e reajustes dos processos de criação de identidade entre as participantes do CuPLPs e do ColPLPs, porque as colocam em constante reflexão sobre os rumos do Coletivo e do CuPLPs e de suas ações individuais e coletivizadas.

Palavras-chave

Sociologia dos Processos de Subjetivação Identidades Coletivas Movimentos Sociais Feminismo Promotoras Legais Populares

Article Details

Biografia do Autor

Simone Braghin

Mestra em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); especialista em Direitos Humanos pelo Conselho Latino-americado de Ciências Sociais (CLACSO - Argentina).

Isabela Fagundes Cagnin, Unicamp

Doutoranda em Ciência Política na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestra em Ciência Política no Programa de Pós Graduação em Ciência Política (PPGPol) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); bacharela em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos.
Como Citar
Braghin, S., & Fagundes Cagnin, I. (2019). “TORNAR-SE MULHER”: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO A PARTIR DA VIVÊNCIA DE MULHERES NO CURSO DE PROMOTORAS LEGAIS POPULARES DE SÃO CARLOS / SP. Humanas Sociais & Aplicadas, 9(24). https://doi.org/10.25242/887692420191711

Referências

  1. BANDEIRA, L. Fortalecimento da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres: avançar na transversalidade da perspectiva de gênero nas políticas públicas. Brasília: CEPAL : SPM, 2005.
  2. BAUMAN, Z. IDENTIDADE. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
  3. BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
  4. BRASIL. II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília: Presidência da República: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2008.
  5. BONELLI, Maria da Gloria. Arlie Russell Hochschild e a sociologia das emoções. Cad. Pagu [online]. 2004, n.22, pp. 357-372.
  6. CUGLER, P. S.; SANTOS, R. A. A construção das políticas para as mulheres em São Carlos. In: SANTOS, R. A.; SOUZA, R. G. (Orgs.) Tecer a Rede: relato e análise sobre políticas públicas para mulheres no município de São Carlos. São Carlos: PMSC, Ed. Instituto Cultural Janela Aberta, 2012.
  7. DIEESE. Anuário das mulheres brasileiras. São Paulo: DIEESE, 2011.
  8. GOUVÊA, D. M.; BRANCALHONE, P. G. Primeiro curso “Promotoras Legais Populares”. In: SANTOS, R. A.; SOUZA, R. G. (Orgs.) Tecer a Rede: relato e análise sobre políticas públicas para mulheres no município de São Carlos. São Carlos: PMSC, Ed. Instituto Cultural Janela Aberta, 2012.
  9. JODELET, D. Loucura e Representações Sociais. Petrópolis: Ed. Vozes, 2005.
  10. JODELET, D. O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações sociais. Sociedade e Estado, Brasília, v. 24, n. 3, p. 679-712, set./dez. 2009.
  11. LEANDRO, A. U. F.; ARAÚJO, E. A. C. O curso de formação para os profissionais. In: SANTOS, R. A.; SOUZA, R. G. (Orgs.) Tecer a Rede: relato e análise sobre políticas públicas para mulheres no município de São Carlos. São Carlos: PMSC, Ed. Instituto Cultural Janela Aberta, 2012.
  12. WAISELFISZ, J. J. Mapa da Violência 2015: homicídio de mulheres no Brasil. Brasília: ONU-Mulher : OPAS/OMS : SEPM : FLACSO, 2015.
  13. SANTOS, R. A. Promotoras Legais Populares: avançando na luta pela igualdade de gênero e na compreensão da Educação de Jovens e Adultos. (dissertação). São Carlos: UFSCar, 2015.
  14. SEN. A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
  15. Thompson, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.