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Resumo

Essa pesquisa teve como objeto de investigação a atuação do pedagogo em espaços não escolares. A Pedagogia foi compreendida como uma ciência em que a atuação era somente em espaços escolares, onde o pedagogo atuava com o trabalho de gestão, de coordenação pedagógica e docência. A partir de 2006, com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, seus espaços de prática profissional são expandidos na sociedade, deixando de ser vista apenas com uma atuação em atividades de educação e ensino. A população pesquisada envolveu 06 pedagogos que atuam em espaços não escolares no município de Campos dos Goytacazes, RJ. O método utilizado para coleta de dados foi a entrevista padronizada. Foram analisados o perfil do profissional, os aspectos relacionados à motivação e à autoavaliação, bem como os desafios e as dificuldades enfrentados no cotidiano profissional. O estudo possibilitou a organização e a ampliação de conhecimentos da prática profissional do pedagogo em espaços não escolares. A pesquisa apresenta o contexto profissional das áreas da pedagogia hospitalar, social e empresarial, demonstrando que o enfoque educativo da pedagogia não está presente somente no contexto escolar, mas também no não escolar. A educação possui total relação com o trabalho que se desenvolve em suas respectivas instituições, tornando-se, então, parte essencial para a sua atuação.

Palavras-chave

Pedagogia Não-Escolar Educação Atuação do Pedagogo

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Biografia do Autor

Janine Lopes Heringer Morellato, ISECENSA

Licenciatura em Pedagogia

Mariana Peixoto Artiles Cavalhiére da Silva, ISECENSA

Licenciatura em Pedagogia

Teresa Claudina Oliveira Cunha, ISECENSA

Humanas e Sociais Aplicadas

Vânia Machado Seabra Puglia, ISECENSA

Mestrado em Comunicação e Cultura

Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Bacharel em Serviço Social

Docente de Ensino Superior - ISECENSA

Como Citar
Morellato, J. L. H., Silva, M. P. A. C. da, Oliveira Cunha, T. C., & Puglia, V. M. S. (2020). A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ. Humanas Sociais & Aplicadas, 10(27), 63-83. https://doi.org/10.25242/8876102720201763

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