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Resumo

A constante evolução tecnológica tem alterado o nosso modo de viver, locomover e se comunicar. Ainda hoje, nos cursos de arquitetura, as disciplinas de projeto baseiam-se na técnica de atelier, onde o professor simula uma prática de escritório de Arquitetura e os alunos devem desenvolver os projetos segundo a demanda requerida. O crescente interesse na utilização de ferramentas de modelagem por parte dos alunos, devido à facilitação do acesso, foi o que motivou esta pesquisa. O objetivo deste trabalho foi experimentar um procedimento metodológico de projetação utilizando a modelagem tridimensional no SketchUp para ensino de projeto, visando a facilitação da compreensão do objeto arquitetônico e ampliação da capacidade cognitiva dos estudantes de arquitetura, nas fases iniciais de criação e expressão plástica. Metodologicamente abordamos os temas de composição da forma, gráfica digital e ensino de projeto digital desenvolvidas em conjunto nas disciplinas de Projeto 2, Desenho Digital 2 e projeto de pesquisa no curso de Arquitetura do ISECENSA. Foi elaborado um exercício experimental com intuito de incentivar o pensamento espacial para desenvolvimento de projeto, com soluções práticas de modelagem direta. Como resultado dos trabalhos observou-se que a inserção da modelagem tridimensional foi capaz de gerar produtos satisfatórios nas expressões projetuais dos alunos, no que diz respeito a compreensão da forma e a sua relação com o interior da construção.

Palavras-chave

Projeto volumetria SketchUp arquitetura.

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Como Citar
NOGUEIRA MIRANDA, R., FONSECA ALENCAR, A., MACEDO TAYTSON, D., FONSECA MATOS XAVIER, J., DE SOUSA ARAÚJO, R., GOMES JANUÁRIO, P. M., & DE SOUZA XAVIER, L. G. (2019). USO DO SKETCHUP PARA DESENVOLVIMENTO DO PARTIDO ARQUITETÔNICO: UM ESTUDO APLICADO AO ENSINO DE PROJETO. Humanas & Sociais Aplicadas, 9(25). https://doi.org/10.25242/887692520191807