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Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar e analisar as representações sociais sobre o ser pedagogo na perspectiva dos estudantes em processo formativo, matriculados nas Instituições de Ensino Superior do município de Campos dos Goytacazes, RJ. As representações sociais, apresentam-se como um método de interpretação que conduze as relações dos indivíduos com a sociedade e com os outros, guia e organiza as condutas e comunicações sociais. Influenciam em processos diversos, tais como a comunicação e apropriação dos conhecimentos, o sentido de identidades pessoais e coletivas, a expressão dos grupos e as mudanças sociais. A preponderância do estudo foi para o enfoque qualitativo por ser a abordagem que melhor lida com representações que os sujeitos atribuem a objetos ou eventos. Quanto aos objetivos o enfoque foi exploratório, descritivo e interpretativo. O campo observação e análise constituiu-se dos estudantes matriculados nos cursos de Pedagogia oferecidos no município de Campos dos Goytacazes, RJ, no período de 2018 (2º semestre) e 2019 (1º semestre). O desenho amostral da pesquisa obteve a participação de 325 estudantes, distribuídos entre três Instituições de Ensino Superior. Para a coleta de dados utilizou-se de duas estratégias: aplicação de questionários em sala de aula e por meio da plataforma de questionários online SurveyMonkey. A pesquisa revelou que, mesmo se tratando de grupos diferentes (325 estudantes de pedagogia distribuídos entre três instituições de ensino superior), existe uma construção de representações sociais que permeiam esse grupo de estudantes pesquisados. Desse levantamento, resultaram as representações de que o ser pedagogo envolvem: realização pessoal e profissional, a transformação social, o aperfeiçoamento profissional e a empregabilidade.

Palavras-chave

pedagogia escolha profissional representação social.

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Como Citar
A. N. DIAS, P., M. S PUGLIA, V., & C. O. CUNHA, T. (2019). PROFISSÃO PEDAGOGO NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES EM PROCESSO FORMATIVO, MATRICULADOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ. Humanas & Sociais Aplicadas, 9(25). https://doi.org/10.25242/887692520191844