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Resumo

Este estudo faz parte da pesquisa PIBIC dos Institutos Superiores de Ensino do CENSA -ISECENSA, e tem como objetivo central apresentar as representações sociais sobre o ser pedagogo na perspectiva dos estudantes em processo formativo, matriculados nas Instituições de Ensino Superior do município de Campos dos Goytacazes, RJ. Foram realizados levantamentos em três instituições de ensino superior, duas públicas e uma privada, a partir da questão: “Por quero ser pedagogo?”. Participaram da pesquisa 325 estudantes, matriculados entre o período de 2018 a 2019 (primeiro semestre). O estudo teve um enfoque quali quanti. Em busca de uma exploração detalhada do assunto e tema da pesquisa, percorreu-se um percurso investigativo com base no levantamento bibliográfico. Os dados foram coletados com o auxílio da plataforma de questionários online SurveyMonkey, assim como a partir de visitas as IES, momento em que foi aplicado um questionário em sala de aula. Os resultados revelaram quatro categorias que envolve as representações do por que ser pedagogo para os estudantes respondentes, que são: “realização pessoal e profissional”, “transformação social”, “aperfeiçoamento” e “empregabilidade”.

 

Palavras-chave

Pedagogia. Escolha Profissional. Representação

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Teresa Claudina Oliveira Cunha, ISECENSA

Humanas e Sociais Aplicadas
Como Citar
Oliveira Cunha, T. C., Machado Seabra Puglia, V., & Amorim Nazareth Dias, P. (2019). POR QUE QUERO SER PEDAGOGO: REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ. umanas ociais ∓ plicadas, 9(26), 18–31. https://doi.org/10.25242/887692620191875

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